Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/02/2024 - Atuação política e sindical

Em resolução do Conselho Deliberativo, Proifes reforça a necessidade de que o governo se disponha a abrir negociação

Em resolução do Conselho Deliberativo, Proifes reforça a necessidade de que o governo se disponha a abrir negociação

O Conselho Deliberativo (CD) da Proifes-Federação, que conta com a participação de diretores do Adufg-Sindicato, emitiu nesta segunda-feira (216/02), uma resolução com orientações aos sindicatos federados sobre o processo de negociação das mesas setoriais com o Governo Federal. A posição do CD é que ainda não há uma resposta positiva do governo à pauta apresentada pela entidade, e muito menos nos aspectos salariais.

A resolução reforça a necessidade de que o governo se disponha a abrir negociação, de modo que até 2026, a malha salarial das carreiras do magistério federal (EBTT e Magistério Superior) contemple o cumprimento do Piso Nacional do Magistério. O Grupo de Trabalho de Carreiras da Proifes, inclusive, tem trabalhando em uma contraproposta que será debatida na base e, posteriormente, encaminhada ao Governo Federal.

O documento da Proifes encerra com as seguintes sugestões aos sindicatos federados: realizar reuniões e assembleias para debater o assunto nas bases e a contraproposta que está sendo elaborada; tirar destes encontros encaminhamentos para mobilizações locais e nacionais; estabelecer conversas com parlamentares de cada estado; atuar em conjunto com outras entidades do campo educacional.

Clique aqui e confira a íntegra da resolução da Proifes.