Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/04/2024 - Atuação política e sindical

Governo Federal convoca Proifes-Federação para nova reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Educação

Governo Federal convoca Proifes-Federação para nova reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Educação

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), convocou a Proifes-Federação, entidade à qual o Adufg-Sindicato é filiado, para mais uma reunião da Mesa Específica e Temporária de Educação do Magistério Federal. O encontro será realizado na próxima sexta-feira (19/04), às 14h30, em Brasília.

A nova reunião é resultado dos esforços da Proifes e seus sindicatos federados na defesa do avanço das negociações pelo reajuste salarial e da reestruturação da carreira do Magistério Superior e do EBTT. Na última audiência, as entidades sindicais cobraram que a malha salarial das duas carreiras contemplem o piso nacional.

Também foi reivindicada a retirada da obrigatoriedade do ponto para os integrantes do EBTT. Na ocasião, também foram abordadas questões relacionadas à Portaria nº 983, que estabelece diretrizes complementares à Portaria nº 554, de 20 de junho de 2013, para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A expectativa da Proifes é que haja avanços significativos nas negociações com respostas concretas para as demandas apresentadas. “O andamento das mesas e o agendamento da nova reunião é fruto do trabalho que temos exercido nos últimos meses. Reiteramos nosso compromisso em participar ativamente das discussões e continuaremos lutando por melhores condições salariais”, afirma o presidente da entidade, professor Wellington Duarte.

Entenda como funciona e o que é abordado em cada mesa de negociação: