Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/01/2024 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato estará presente na Conferência Nacional de Educação

Evento contará com participação efetiva de segmentos educacionais para tratar de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no Pais

Diretoria do Adufg-Sindicato estará presente na Conferência Nacional de Educação

O Adufg-Sindicato estará presente na etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O evento será realizado de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF), e terá como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Diversas autoridades já confirmaram presença na abertura oficial do evento. Entre elas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo.

O Adufg-Sindicato será representado pelo 2º vice-presidente, professor Luís Contim, a diretora de Assuntos Interinstiucionais, professora Geovana Reis, e o diretor administrativo, professor Flávio Silva. Também estarão presentes membros da comunidade acadêmica, representantes da área da educação de todo o Brasil.

Contim é um dos delegados eleitos durante a etapa estadual da conferência. As delegações são compostas por estudantes, trabalhadores, conselheiros, dirigentes educacionais, pais e responsáveis por alunos. A eleição do dirigente do Adufg para a delegação representa um importante passo na representação e defesa dos direitos dos docentes das universidades públicas.

Geovana, por sua vez, participará como observadora e integrará um dos colóquios previstos. Flávio, que também é vice-presidente da Proifes-Federação, acompanhará as atividades e estará presente no estande da Proifes, entidade à qual o Adufg é filiado.

A Conae 2024 trará ao debate diversas discussões, deliberações e propostas para sanar desigualdades e garantir uma educação plural, inclusiva e com justiça social. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que o evento resulte na proposição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Durante o evento, serão examinadas oito mil emendas ao documento referência do novo PNE, apresentadas durante as 1.300 conferências estaduais, municipais, intermunicipais e distrital realizadas no ano passado.