Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/01/2024 - Notícias

Conae 2024: Adufg-Sindicato e Proifes-Federação estarão presentes nas discussões do no Plano Nacional de Educação

Conae 2024: Adufg-Sindicato e Proifes-Federação estarão presentes nas discussões do no Plano Nacional de Educação

A Proifes-Federação e seus sindicatos federados, entre eles o Adufg-Sindicato, participarão das discussões do novo Plano Nacional de Educação (PNE), durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada a partir do próximo domingo (28/01), em Brasília. O evento, que marca a retomada da participação popular na construção das políticas públicas educacionais, segue até terça-feira (30).

Membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), a Proifes participou ativamente da construção da Conae 2024. A entidade integra o grupo de relatoria do documento referência e também responsável pela coordenação de um dos eixos de debate.

A programação do Conae 2024 contará com 20 colóquios de debate das emendas apresentadas nas etapas da conferência nos estados e municípios. Um deles terá como palestrante a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, e abordará o tema “Privatização da Educação: Desafios e estratégias de luta para o próximo decênio”.

O 2º vice-presidente da entidade, professor Luís Contim, também estará presente. Ele é um dos delegados eleitos na etapa estadual da conferência. A eleição do dirigente do Adufg-Sindicato para a delegação é considerada um importante passo na representação e defesa dos direitos dos docentes das universidades públicas.

O diretor administrativo do Adufg, professor Flávio Silva, acompanhará as atividades. Ele também estará no estande da Proifes-Federação, entidade à qual foi eleito vice-presidente.

No total, durante as etapas estaduais da conferência, os sindicatos filiados à Proifes elegeram 19 delegados e delegadas. Eles serão responsáveis por levar à Conae contribuições para o PNE, presentes nas pautas de reivindicações da entidade, como as lutas pela universidade, por mais investimentos na educação pública e pela valorização dos profissionais de educação.