Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/02/2024 - Notícias

Faculdade de Letras da UFG emite moção de repúdio contra exclusão da disciplina de língua espanhola da grade curricular das escolas da SEDUC-GO

Faculdade de Letras da UFG emite moção de repúdio contra exclusão da disciplina de língua espanhola da grade curricular das escolas da SEDUC-GO
Foto: Reprodução / Site Seduc-GO

O conselho diretor da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou moção que repudia a retirada da disciplina de língua espanhola do currículo das escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-GO). 

Na nota, o conselho diretor da instituição de ensino lembra dos estudantes que dedicam sua formação acadêmica, muitas vezes com mestrados e doutorados, para o ensino da língua espanhola, inclusive nas escolas da rede estadual. A FL destaca ainda a importância do espanhol a nível global: é a segunda língua mais falada no mundo, sete países vizinhos ao Brasil têm o espanhol como língua oficial, além da presença imigrante hispanohablante no país.

“A presença do Espanhol no currículo do ensino básico brasileiro tem buscado promover uma educação plurilíngue e pluricultural, uma formação cidadã plena, a heterogeneidade linguística e as relações interculturais”, sintetizaram. 

A nível da educação nacional, o documento trouxe dois pontos relevantes: a maior parte dos estudantes optam pelo espanhol como opção de língua estrangeira em provas oficiais, e as reformulações do Novo Ensino Médio (ainda em andamento) podem colocar a língua como a segunda língua estrangeira obrigatória nas escolas de todo o país. 

“A decisão da SEDUC de retirar a disciplina de língua espanhola do currículo em 2024 é precipitada e afeta centenas de docentes no estado de Goiás que foram obrigados(as) a assumir várias matérias para as quais, nem sempre, possuem formação acadêmica (inglês, artes, estudo orientado, eletivas de língua portuguesa, entre outras)”, concluíram. 

A reportagem entrou em contato com a Seduc-GO pedindo posicionamento sobre o assunto, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta matéria.