Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/02/2024 - Notícias

Governo não apresenta proposta de reajuste salarial aos servidores públicos; Adufg e Proifes defendem continuidade da mobilização

Governo não apresenta proposta de reajuste salarial aos servidores públicos; Adufg e Proifes defendem continuidade da mobilização

O Governo Federal rejeitou oficialmente a contraproposta de reajuste salarial dos servidores públicos. A informação foi repassada pelo secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, nesta quarta-feira (28/02), durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Na ocasião, o representante do governo declarou que a atual gestão ainda aguarda a confirmação do aumento da arrecadação para propor algum índice. Uma nova reunião deve ser realizada no mês de maio.

Os representantes das entidades sindicais enfatizaram que a proposta de reajuste zero é inaceitável. “Nossa categoria, por exemplo, amarga uma defasagem salarial de quase 35%, o que afeta seriamente as condições financeiras de cada docente. O governo precisa apresentar, de fato, uma proposta de reajuste para 2024”, afirmou o diretor administrativo do Adufg-Sindicato e vice-presidente da Proifes-Federação, professor Flávio Silva, que participou da reunião.

Flávio também destacou que o movimento sindical precisa continuar mobilizado. “No que diz respeito aos docentes, os sindicatos filiados à Proifes têm levado as discussões para a base. A luta e a nossa participação nas negociações precisam continuar para alcançarmos nosso objetivo. Caso isso não ocorra, pensaremos em conjunto qual será a movimentação para que a categoria saia vitoriosa das negociações”, explicou.

O presidente da Proifes, professor Wellington Duarte, também comentou o resultado da reunião. “O aceno do governo de que só terá um cenário conclusivo acerca da possibilidade de reajuste, visto estar ancorada no resultado fiscal, nos deixa inquietos, na medida em que o cenário aponta, sim, que há possibilidade de termos um aumento significativo nas contas do Governo, algo que vem sendo anunciado, e como o arcabouço fiscal está em pleno vigor, o que chamo de “espaço financeiro líquido” pode se tornar realidade. A inquietação vem de saber como o governo poderá olhar esse cenário e respeitar a categoria dos servidores públicos federais com um reajuste digno.”

Em relação aos benefícios, o governo manteve a proposta de aumento nos vale-alimentação, saúde suplementar e creche, o que totaliza um reajuste de 51,06% nos benefícios. Flávio Silva questionou o secretário de Relações de Trabalho se a atualização dos benefícios estava garantida para maio com a publicação do decreto que confirma a atualização. Feijóo respondeu que a proposta foi feita em dezembro e que o governo está aguardando um aceite da categoria.

“É um equívoco o governo querer condicionar a atualização de benefícios ao aceite da proposta de reajuste que ainda nem existe. Esperamos que, pelo menos em relação aos benefícios, a atualização seja feita ainda no mês de maio.