Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/03/2024 - Notícias

Adufg-Sindicato aposta na sustentabilidade com projeto de separação de lixo e banimento de descartáveis

Entidade adota práticas sustentáveis em todos os ambientes de sua responsabilidade

Adufg-Sindicato aposta na sustentabilidade com projeto de separação de lixo e banimento de descartáveis

“É preciso ver o homem como alguém que se sensibiliza e modifica-se na relação com os elementos da natureza”, explica a professora Marilda Schuvartz, responsável pelo projeto ‘Adufg Sustentável’, implantado pela entidade sindical em suas dependências. A docente conta que o intuito das medidas adotadas é colocar o sindicato em conformidade, não apenas com o plano de gestão da diretoria eleita, mas com os objetivos sustentáveis estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a docente, o projeto ‘Adufg-Sustentável’ está dividido em três etapas: diagnose, planejamento e intervenção. Após fazer levantamento detalhado dos recursos consumidos e resíduos produzidos nas instalações da entidade, dá-se início ao planejamento das intervenções que se seguem a fim de tornar o sindicato um espaço ecologicamente responsável e em conformidade com padrões internacionais de sustentabilidade.

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, reforça a necessidade de se adotar práticas sustentáveis em espaços institucionais. “A partir do exemplo, eles [os professores] também começam a fazer isso no seu dia a dia”, explica.

O diretor administrativo da entidade, professor Flávio Silva, destaca uma das medidas já tomadas pelo sindicato nesse sentido: a instalação de usinas solares em duas sedes do Adufg, que suprem quase totalmente a demanda de energia dos prédios. Nesse sentido, segundo o gestor, agora “estamos tirando todo o consumo de plástico que é feito aqui no sindicato, em todas as sedes”.

Para além da redução do consumo de plástico e da separação dos resíduos, o projeto ‘Adufg-Sustentável’ também prevê medidas futuras para redução do consumo de água.