Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/04/2024 - Notícias

Professora da UFG assume cargo no Ministério de Minas e Energia

Professora da UFG assume cargo no Ministério de Minas e Energia

A professora Laís Thomaz, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, passará a compor o quatro da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) do Ministério de Minas e Energia. Ela será assessora do secretário Pietro Mendes e lidará diretamente com temas internacionais e relacionados a biocombustíveis, sua área de pesquisa.

Desde a graduação, a professora tem trabalhado com a política energética ligada aos grupos de interesse do etanol nos Estados Unidos, sendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado pelo Top Etanol de 2011. O convite para integrar a equipe da SNPGB veio em decorrência da atuação acadêmica da docente, que foi voluntária no GT de formulação da Política Nacional de incentivos a biocombustíveis conhecida como Renovabio.

Em 2018, integrou-se à Rede Brasileira de Bioquerosene de Aviação como pesquisadora. Participou do Subcomitê ProBioQAV do Programa Combustível do Futuro, atuando diretamente no estudo de Governança e Políticas Públicas liderado pela Agência de cooperação alemã GIZ, que subsidiou a formulação do projeto de lei que definiu um mandato para o Combustível Sustentável de aviação (SAF em inglês) no Brasil. Antes de receber o convite para o Ministério de Minas e Energia, Laís estava à frente da Secretaria de Relações Internacionais da UFG.