Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/04/2024 - Notícias

Contraproposta de reestruturação da carreira é apresentada aos docentes da FCT-UFG

Contraproposta de reestruturação da carreira é apresentada aos docentes da FCT-UFG

A contraproposta de reestruturação da carreira do Magistério Superior e EBTT encaminhada pela Proifes-Federação ao Governo Federal foi apresentada nesta terça-feira (09/04), aos docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, no Campus Aparecida de Goiânia.

Na ocasião, o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, explicou que o documento em como principal objetivo fazer com que, em 2026, a malha salarial cumpra o piso nacional (Lei 11.378/2008) reajustado, considerando a projeção do IPCA de 2024 e 2025 em 4%. Ou seja, em 2026, fazer com que o salário de entrada do professor graduado (40 horas) seja de R$ 4.954,34.

Geci citou as preocupações com as condições atuais, como o não cumprimento do piso salarial e o fato da carreira ser, economicamente, empobrecida que a curto, médio e longo prazo. "O governo precisa nos ouvir e atender o que está sendo pedido. Nossa carreira precisa se tornar mais atrativa", destacou.

Também foram passadas informações sobre a campanha salarial. Na última semana, atendendo ao pedido da Proifes, a Secretaria de Educação Superior anunciou a realização da primeira reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação do Ministério da Educação (MEC) com entidades representativas da categoria docente.