Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/04/2024 - Notícias

Lula diz que governo buscará acordo com sindicatos para garantir valorização de docentes e técnicos-administrativos

Lula diz que governo buscará acordo com sindicatos para garantir valorização de docentes e técnicos-administrativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite desta quinta-feira (11/04), que o Governo Federal buscará acordo com os sindicatos representativos das categorias docente e servidores técnicos-administrativos para garantir a valorização das duas carreiras. A declaração ocorreu durante reunião com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Conforme divulgado pela entidade, o governo também se comprometeu a lançar, em breve, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação o mais breve possível. Também foi definido que será realizada uma reunião entre Andifes, MEC e a área econômica do governo para tratar do orçamento das universidades federais.

Em março, o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, apresentou aos dirigentes da Andifes a contraproposta de reestruturação da carreira encaminhada pela Proifes-Federação ao Governo Federal.  O documento tem como principal objetivo fazer com que, em 2026, a malha salarial cumpra o piso nacional (Lei 11.378/2008) reajustado, considerando a projeção do IPCA de 2024 e 2025 em 4%. Ou seja, em 2026, fazer com que o salário de entrada do professor graduado (40 horas) seja de R$ 4.954,34.