Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/04/2024 - Notícias

Governo apresenta nova proposta de reajuste para docentes do Magistério Superior

Governo apresenta nova proposta de reajuste para docentes do Magistério Superior

O Governo Federal apresentou, na tarde desta sexta-feira (19), resposta à contraproposta da Proifes-Federação acerca da campanha salarial e da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e dos docentes do  Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Durante a reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, o Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, reafirmou a posição do Governo Federal de reajuste 0 para 2024. 

O representante do governo justificou a ausência de recomposição salarial para este ano devido à falta de espaço no orçamento, entretanto houve projeções para os anos seguintes. A atual gestão do Executivo Federal propôs à categoria reajuste de 9 % em 2025 e 3,5% em 2026, além da alteração dos steps nas classes C/DIII e D/DIV de 4% para 4,5% em janeiro de 2025.

Para este ano, ainda estão em andamento negociações de reajuste sobre os benefícios de auxílio-alimentação, per capita da saúde complementar e assistência pré-escolar. 

Entre outros membros de seus membros, representaram a Proifes-Federação o presidente, Wellington Duarte, e o Diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior e também presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva. 

Tanto a Proifes-Federação, quanto o Adufg-Sindicato, irão reunir sua diretoria e respectivos conselhos a fim de apresentar a resposta do governo à categoria. Acompanhe a agenda de assembleias do Adufg-Sindicato para a próxima semana clicando aqui

Outras decisões

Feijóo também anunciou, durante a reunião, a revogação da Portaria 983/2020, que determina diretrizes complementares à Portaria nº 554, de 20 de junho de 2013, para a regulamentação das atividades docentes acerca da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acesse na íntegra a Portaria 983/2020 que foi revogada clicando aqui

Acesse na íntegra a portaria n°554, de junho de 2013, clicando aqui