Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/05/2024 - Notícias

Adufg-Sindicato discute questões relacionadas à greve com docentes do Cepae

Adufg-Sindicato discute questões relacionadas à greve com docentes do Cepae
O Cepae prepara uma agenda de atividades que acontecerão na Unidade durante o período de greve.

A diretoria do Adufg-Sindicato participou nesta quinta-feira (09/05) de reunião com docentes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG). Um dos principais objetivos foi tratar de questões relacionadas à greve da categoria. Além das principais pautas do movimento, também foram discutidas outras demandas, como a necessidade de ampliação de professores da unidade e a sobrecarga dos docentes em atividade.

Durante a reunião, a diretora de assuntos Educacionais e de Carreira do Adufg-Sindicato, professora Maria José Pereira, que é docente da unidade, destacou a importância da união da categoria para que a greve alcance seus objetivos. Ela também informou sobre o andamento das negociações com o Governo Federal em relação ao reajuste salarial e a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do EBTT.

Na reunião, a professora Yasmin Lyra, ressaltou que o Cepae apresenta especificidades em razão do ensino voltado para crianças e adolescentes. “Temos uma necessidade muito grande de aumentar o nosso quadro de docentes. Estamos sobrecarregados”, disse. A docente também falou sobre demandas voltadas ao atendimento de jovens com deficiência.

A professora Kely Elias, por sua vez, reforçou a importância das demandas conjuntas da categoria docente. Ela também reiterou as demandas específicas do Cepae, que foram abordadas durante o debate. “Precisamos de melhores condições de trabalho. Isso é urgente para garantir uma educação pública de qualidade”.

 A unidade

O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) atende centenas de estudantes da educação básica, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos cursos de especialização. O local foi criado com a finalidade de realização do ensino, da pesquisa e da extensão, como instrumentos de participação na formação de novos educadores nas diversas áreas do conhecimento.