Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/08/2022 - Jurídico, Notícias

Jurídico Responde : Saiba como funciona o “golpe do consignado' e como evitá-lo

Jurídico Responde : Saiba como funciona o “golpe do consignado' e como evitá-lo

O “golpe do consignado” tem se tornado cada vez mais comum, causando prejuízos, principalmente, a servidores públicos, aposentados e pensionistas. Por meio dele, uma suposta empresa oferece facilidade para negociar dívidas, com propostas tentadoras. Porém, na verdade, são golpistas agindo. No Jurídico Responde desta semana, o advogado Elias Menta, assessor jurídico do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), fala sobre o golpe e orienta como o servidor público deve agir diante dele.

O advogado explica que, quando o servidor público opta pela consultoria oferecida pela suposta empresa, são feitos vários consignados além daqueles que ele já tem. Depois disso, os valores pagos nunca vão para a instituição para as quais devem, e sim para a conta dos golpistas.

Ele alerta que o primeiro passo é desconfiar de ofertas muito tentadoras, que fogem do preço real da dívida. O segundo indício é, no ato do pagamento, conferir o nome do cessionário, se realmente condiz com a empresa responsável. “Caso ainda haja qualquer dúvida, jamais faça o pagamento. O melhor remédio é sempre o cuidado e a precaução”, finaliza Elias.