Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/03/2020 - Jurídico, Notícias

Informe de não chamamento da assembleia de formação da comissão eleitoral para eleição da Diretoria em face da pandemia do COVID-19

Medida foi tomada por causa do estado de calamidade pública causado pela pandemia do coronavírus

Informe de não chamamento da assembleia de formação da comissão eleitoral para eleição da Diretoria em face da pandemia do COVID-19

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) informa que, por conta do estado de calamidade pública no Brasil causado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), alicerçado por diversos diplomas e entendimentos alinhados na íntegra do comunicado, não será convocada Assembleia Geral para escolha da comissão que coordenará o processo eleitoral da diretoria da entidade neste momento. A decisão foi tomada conforme o dever da própria diretoria que prevê, conforme estatuto, a defesa dos interessas da categoria, bem como defender condições adequadas para a excelência acadêmica dos docentes.

Conforme explicado no documento, há impedimentos sanitários e jurídicos - como a proibição de atividades associativas até o final de abril -, que não permitem cumprir as diretivas previstas no Estatuto do Sindicato para a realização do pleito, que deveria se iniciar com a convocação de uma Assembleia Geral para a formação da comissão eleitoral até o dia 31 de março.

A convocação será realizada imediatamente após a crise com a pandemia da Covid-19 ser solucionada e também conforme revogação dos decretos em vigor. “Eis que não se colocará a vida de nenhum professor ou professora em risco”, diz trecho do comunicado.

Para o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, o momento exige o máximo de cuidado para evitar a propagação da Covid-19. “É preciso se levar em consideração que estamos passando por uma grande anormalidade que leva a medidas excepcionais. Esperamos retomar os procedimentos conforme estabelecido no estatuto assim que tivermos condições para retomada das atividades e as eleições possam transcorrer normalmente”, explica.

Clique aqui e confira a íntegra do comunicado.