Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/02/2024 - Agência Brasil

Goiás começa a vacinar crianças de 10 e 11 anos contra a dengue

Foram distribuídas mais de 151 mil doses para 51 cidades

Goiás começa a vacinar crianças de 10 e 11 anos contra a dengue
Texto: Paula Laboissière / Foto: Fábio Rodrigues - Pozzebom

O estado de Goiás inicia nesta quinta-feira (15) a vacinação contra a dengue de crianças com 10 e 11 anos. Mais de 151 mil doses foram distribuídas para 51 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo de Goiás, a expectativa é que outros municípios recebam o imunizante com a chegada de novas remessas ao país.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiás reforçou que, mesmo com a chegada da vacina, os cuidados com a dengue não devem ser interrompidos. “É importante que a população se envolva no combate ao mosquito vetor da doença”, destacou a pasta.

Goiás registra mais de 39 mil casos notificados de dengue, sendo 15.810 confirmados até o momento, além de seis óbitos – três em Uruaçu, um em Cristalina, um em Águas Lindas e um em Iporá. Outros 55 óbitos estão sob investigação. Dos casos confirmados, 64% são do sorotipo 1 e 35%, do sorotipo 2.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a dar início à imunização contra dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na última sexta-feira (9). No total, 521 municípios foram selecionados  para receber as doses contra a dengue pelo SUS. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo o Ministério da Saúde, são consideradas endêmicas para a doença.