projetos

Grupo Travessia - Aposentados Adufg

Publicado em : 02/02/2012

O grupo Travessia-Aposentados/Adufg foi criado em maio de 2010 pela professora aposentada Jane Sarques. Os professores participantes viajam, se reúnem mensalmente para um happy hour e ainda realizam anualmente uma exposição de arte e artesanato e um sarau. Para conhecer a história desse grupo, leia abaixo relato da coordenadora:

"Nossa história começou assim, meio por acaso, quando fui à Adufg por um motivo qualquer e, conversando com a secretária Gorete, perguntei se não teria lá algum trabalho que eu pudesse fazer. Ela marcou uma entrevista minha com o Diretor, então o Prof. Fernando . Respondendo à sua pergunta inicial, disse que gostaria de fazer um trabalho junto a professores aposentados como eu, já sem muita coisa para fazer e querendo sair do círculo familiar em busca de novos e/ou antigos amigos. Recebi muito apoio por parte da Diretoria e iniciei meus contados com a seguinte mensagem, enviada em Maio de 2010:

Caros Colegas, antes de magistério, agora de aposentadoria: Alguns de vocês talvez me conheçam: sou Jane Sarques, ex-professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG. Antes de me formar em Jornalismo (pela UFG), era funcionária na mesma instituição: laboratorista do HC, Relações Públicas da Universidade e secretária da Escola de Agronomia e Veterinária. Em 75, prestei concurso para auxiliar de ensino da Facomb e ai fiquei até aposentar-me, desenvolvendo toda a minha carreira acadêmica. Ou seja, passei toda a minha vida ativa na UFG, dando muito mais do meu tempo à universidade, que à minha própria família. Com vocês não deve ter sido diferente.

Depois, a gente se aposenta e, com boas e raras exceções, não vemos mais os colegas e amigos de tantos anos. Nossos relacionamentos, quase sempre ficam restritos aos familiares e não temos mais com quem “conversar”: uma conversa do nível a que estávamos acostumados, sobre assuntos de interesse comum, sobre problemas comuns. Isto pode nos fazer muita falta. A mim, faz. Foi por isto que coloquei-me à disposição da Adufg, pensando em promover a nossa reaproximação, ter um momento para trocar idéias e formular um plano de atividades de nosso interesse, o qual poderemos desenvolver contando com o suporte da nossa Associação. Assim,

VENHO CONVIDÁ-LOS PARA UMA PRIMEIRA REUNIÃO, NA QUINTA-FEIRA, DIA 26 DE MAIO, ÀS 15 HORAS, NO SALÃO SOCIAL DA ADUFG.

Minha proposta é que, juntos, façamos alguma coisa boa para nós mesmos. Até lá. Um grande abraço da Jane."

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás