Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/07/2023 - Jornal do Professor

Nutricionista do Espaço Saúde orienta como aproveitar as férias sem perder o foco

Nutricionista do Espaço Saúde orienta como aproveitar as férias sem perder o foco

Manter a dieta durante as férias é algo difícil (ou até impossível para muitos). A rotina e os horários passam por mudanças e acabam influenciando na alimentação. Porém, a nutricionista Fabiana Bonach, que atende no Espaço Saúde do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), reforça que é possível manter o foco neste período e evitar o ganho de peso. Confira algumas orientações dadas por ela:

• Beba água! Apesar de estarmos no inverno, nesta época, o tempo é bastante seco na região. É recomendado tomar, no mínimo, 10 copos de água ao dia.

• Consuma frutas e verduras. Elas são essenciais para o funcionamento do corpo. • Faça atividade física. Mesmo em viagens de férias, programe-se, faça caminhadas ou nade, por exemplo. O importante é se manter ativo.

• Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes. Troque por chá gelado, sucos naturais ou água de coco, pois terão menos calorias e mais nutrientes. Para os adultos, evitem o excesso de bebida alcoólica, optem por um drink sem álcool, por exemplo, com água gaseificada, frutas vermelhas congeladas e gengibre.

• Evite alimentos industrializados, como: doces, bolachas, congelados, salgados.

• Envolva as crianças em preparações saudáveis, promovendo uma atividade divertida para toda família. Algumas sugestões: bolo de cenoura, bolo de banana com aveia, uma pipoca com “lemon pepper” ou um sorvete falso de morango.

Faça a sua avaliação nutricional! O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 13h; e às terças e quintas-feiras, entre 13h e 18h. Os interessados podem agendar pelo telefone (62) 3202-1280 ou (62) 99998-1608 (WhatsApp).