Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/05/2020 - Jornal do Professor

CEIA: projeto do INF está de olho no futuro

Centro de excelência focado em projetos relacionados à Inteligência Artificial será vanguarda no ensino superior brasileiro

CEIA: projeto do INF está de olho no futuro

Em dezembro de 2019, o Instituto de Informática (INF) lançou um novo projeto que deve gerar grande impacto na pesquisa e inovação tecnológica do Estado. O  Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) que, apoiado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), visa estabelecer e consolidar a liderança da UFG e do Estado de Goiás no tema de IA. Neste aspecto, a UFG já havia saído na frente com a criação da graduação em Inteligência Artificial, tema de reportagem na edição 61 (outubro de 2019) do Jornal do Professor. “Isto tem atraído os olhos de diversas instituições, de diversas naturezas.

O CEIA vem para institucionalizar e organizar para que possamos aproveitar este momento e trazer ganhos de prestígio e de reconhecimento para a UFG e para Goiás”, afirma o professor Anderson Soares, coordenador do projeto.Inicialmente, o CEIA é um projeto de cinco anos, executado pela universidade e que visa estabelecer este grande laboratório com foco, inclusive, de projeção internacional. Já são cerca de 50 pessoas envolvidas entre professores e alunos e que deve engajar todas as esferas: graduação, pós-graduação e extensão. “O grande objetivo é fazer com que o aluno tenha uma carreira de sucesso. Acho que uma escola precisa ser medida com o sucesso do aluno que passa por ela”, disse Anderson. “Temos um foco muito grande em impulsionar a carreira do aluno para que tenha toda a preparação possível para ser um grande líder a partir da experiência profissional que tiver dentro do centro”.

Segundo ele, empresas já estão de olho nos alunos que serão formados nesta primeira turma. “Hoje já temos algumas empresas com escritórios em Goiânia para contratar os alunos da UFG na temática da IA. Foram montados exclusivamente para absorver este recurso humano e que mostra como a universidade tem cumprido o seu papel de oferecer uma formação profissional que consiga alavancar a carreira dos nossos alunos. São indicadores muito positivos que nos dão confiança de que estamos no caminho certo”, afirma.


O professor defende que, por meio  do CEIA, os graduandos poderão lidar com problemas reais e desenvolver soluções viáveis, o tornando maduro para o mercado ao lidar, ainda no bacharelado, com questões concretas. Outro ponto focal é a internacionalização. “Queremos aumentar nossa percepção internacional para atrair alunos do exterior para estudar conosco e atuar conosco em projetos seja como pesquisador visitante ou como alunos de mestrado e doutorado e também intercâmbios para a graduação”, planeja.

Estes planos já até deviam ter começado se não fosse as restrições impostas por causa da pandemia do coronavírus, mas devem ser retomadas assim que a crise passar. O CEIA também sai na frente sendo o único projeto do Brasil com dois grandes laboratórios ao mesmo tempo: veículos autônomos elétricos e de Internet das Coisas (IoT) com foco em 5G. Aliás, este é o primeiro laboratório voltado para carros elétricos autônomos no país. “Estes serão os grandes legados de infraestrutura que estas parcerias nos permitirão deixar. Nos permitirá dar uma melhor formação aos alunos e ao mesmo tempo aumentar a nossa percepção externa e capacitação de realizar projetos. “São projetos caros, mas já temos um bom caminho andado para viabilizar isso e estamos na eminência de fechar novos acordos. Estamos bastante confiantes de que isso será realizado na sua integralidade.