Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/09/2020 - Jornal do Professor

(JP Online): "É preciso popularizar a ciência no Brasil", defende reitor da UFG

(JP Online):

“É preciso popularizar a ciência no Brasil”, declarou o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professor Edward Madureira Brasil. A fala foi feita durante o II Congresso da Universidade Federal do ABC na última semana.

O reitor também defendeu que o processo precisa ser rápido. “Se formos esperar a construção de museus de ciências que necessitamos para despertar o gosto pelas ciências nas crianças e jovens, pode haver uma grande demora”, alertou.

Edward também aponta uma alternativa para catalisar o interesse científico: “Com criatividade, se aproveitarmos os professores nas universidades e nos institutos federais, entusiasmados com a popularização da ciência, poderemos promover essa cultura para os jovens e, então, teremos mais esperança no País”.

Com as participações do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor, Ildeu Moreira, e da professora Margarida Salomão, deputada federal por Minas Gerais, o debate também destacou a importância das instituições federais no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

O trabalho científico dessas universidades busca enfrentar o vírus em diversas frentes, seja na fabricação de material para prevenção, como equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel. Além de pesquisa por remédios, vacinas, testes e tratamento para quem está com a doença.