Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/10/2020 - Jornal do Professor

(JP Online): Desempenho no Enade mostra como as universidades públicas são de qualidade

(JP Online): Desempenho no Enade mostra como as universidades públicas são de qualidade

O desempenho no Enade mostra como as universidades públicas são de qualidade. Trata-se de mais uma expressão do alto nível de qualificação dos professores e pesquisadores”, afirmou a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Jaqueline Araújo Civardi. A docente participou do #BatePapoAdufg desta quinta-feira (22/10).

Dos 510 cursos de graduação avaliados com nota máxima, 67% estão em instituições federais. “Toda a universidade ganha neste processo, principalmente os estudantes que são participantes disso. Como sempre disse Paulo Freire, todos aprendem e todos ensinam”, disse a pró-reitora.

Jaqueline também falou dos desafios da comunidade acadêmica diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Os professores se adaptaram ás tecnologias e estão se esforçando para que a qualidade do ensino não seja perdida. Mas ainda não sabemos quais os impactos serão percebidos”, explicou. “Mesmo com todos os desafios, aqui na UFG, o engajamento é muito grande e a qualidade não vai cair”, completa.

A pró-reitora comentou, ainda, sobre a insegurança vivida pela comunidade acadêmica por causa das ameaças de cortes do Governo Federal. “Trabalhar num situação assim é desgastante. Você tem todos os números, estatísticas e produções que mostram efetivamente como a universidade pública tem uma qualidade impossível de ignorar. A instituição está dando certo e, ao mesmo tempo, se vê estrangulada. A lógica deveria ser contrária”, destacou.

O programa
O #BatePapoAdufg coloca em discussão os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, sindicatos, docentes e a comunidade acadêmica. Também são debatidos assuntos de interesse da sociedade como um todo. Nesta semana, a live foi mediada pela diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e professora da Faculdade de Educação da UFG, professora Geovana Reis.