Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/11/2022 - Cultura e eventos, Notícias

Adufg-Sindicato abre programação do “Novembro Negro” e debate protagonismos negros no cinema

Mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra

Adufg-Sindicato abre programação do “Novembro Negro” e debate protagonismos negros no cinema

Com o objetivo de prestigiar e debater produções e protagonismos negros no cinema, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) deu início na última sexta-feira (04/11) ao projeto “Novembro Negro”. O primeiro filme exibido foi o “Tela Preta”, dirigido por Erik Ely. Além dele, participaram do debate a 1ª vice-presidenta do Adufg, professora Luciene Dias, e a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal.

“O objetivo da iniciativa é provocar o debate, promover a conversa e talvez elaborar políticas consistentes dentro do próprio sindicato para reduzir o racismo e contribuir também para construir uma agenda positiva. Trabalhar o antirracismo é um desafio, mas eu sou extremamente otimista porque há um cenário para debatermos a questão”, afirmou a diretora do Adufg.

“É preciso reforçar que uma sociedade sem racismo vai ser inclusiva e determinante para o desenvolvimento do país. Racismo é crime e, neste mês de Novembro, em que celebramos a Consciência Negra, devemos chamar para responsabilidade os nossos parceiros. E o sindicato é um grande parceiro”, disse Iêda Leal.

O diretor do documentário também parabenizou a entidade pela iniciativa. “É de extrema importância realizar ações neste sentido, principalmente por trazer o debate e a discussão com o público sobre uma pauta tão relevante. É uma reflexão fundamental e espero que continue com ações afirmativas em outras datas”.

Jataí

A sede do Adufg-Sindicato em Jataí também recebeu a programação do “Novembro Negro” na última segunda-feira (07/11), com a exibição do filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”, dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano. A professora Luciene Dias esteve presente e debateu o longa ao lado da pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Jataí, professora Luciana Elias, e demais presentes.

“O filme consegue provocar uma reflexão para a necessidade da mudança, no sentindo de construir uma sociedade que não apenas combata o racismo, mas que trabalhe todos os dias para ser antirracista. O espaço sindical é um espaço de valorização da categoria e só consegue efetivar, de fato, essa valorização se entender que somos plurais e que se deve respeitar as diferenças”, destacou a diretora da entidade.

Na ocasião, a professora Luciana Elias também ressaltou a importância da iniciativa. “A discussão sobre a negritude dentro do espaço acadêmico não pode viver em guetos. Ela precisa ser ampliada como centro da intelectualidade. O filme exibido deixa essa questão clara. Cada semente que colocarmos nestes espaços são importantes para que se possa compreender os desníveis da população negra nas cadeiras acadêmicas”, reforçou a docente.

Novembro Negro

Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. Pensando nisso, o Adufg-Sindicato promove o “Novembro Negro”, iniciativa para prestigiar e debater produções e protagonismos negros no Cinema.

A iniciativa do Adufg-Sindicato contará com exibição de filmes e debates nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, em Goiânia. Catalão receberá a iniciativa no dia 28.