Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 17/01/2023 - Atuação política e sindical, Notícias

Adufg e UFJ discutem solução para problemas com o pagamento do adicional de insalubridade

Em reunião, também tratadas questões, como reajuste salarial e recomposição do orçamento da instituição de ensino

Adufg e UFJ discutem solução para problemas com o pagamento do adicional de insalubridade

Representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participaram nesta terça-feira (17/01), de reunião com dirigentes da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Um dos principais objetivos foi tratar dos problemas relacionados ao pagamento do adicional de insalubridade.

Na ocasião, a diretora de Atenção à Saúde do Servidor da UFJ, Marise Ramos de Souza, informou que todos os processos pendentes dentro da instituição foram avaliados. Trata-se de um direito constitucional que assegura aos trabalhadores, de forma geral, melhores condições de trabalho para evitar condições danosas à saúde.

O 2º vice-presidente do Adufg, professor Luís Contim, que é docente da UFJ, destacou lembrou que o sindicato tem cobrado uma solução definitiva para a questão nas três universidades federais localizadas em Goiás. “O Adufg já realizou diversas ações neste sentido nos últimos anos. Vamos continuar acompanhando os processos já avaliados e os que tiveram início recentemente”, afirmou.

Também foram abordadas questões relacionadas ao orçamento da UFJ. “Os recursos financeiros destinados à instituição em 2023 é ainda menor que o montante do ano passado. A universidade tem buscado emendas parlamentares para suprir necessidades básicas. Nossa luta será para que o novo governo faça a reposição dos recursos cortados o quanto antes”, declarou Luís Contim. O dirigente também externou preocupação com o quadro de servidores da instituição. “Há um déficit de técnicos na universidade e as equipes estão sobrecarregadas. Professores tiveram que assumir cargos administrativos para manter o funcionamento”, destacou.

Salários
A reunião tratou, ainda, da luta do movimento sindical pelo reajuste salarial dos docentes. Na oportunidade, a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, explicou que nesta quarta-feira (18), representantes do Adufg, da Proifes-Federação e de entidades sindicais de todo o País terão participarão de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Geovana explicou que o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) protocolou ofício solicitando a retomada imediata das negociações com a categoria. O documento apresenta a possibilidade de ocorrer remanejamentos no orçamento de 2023, aprovado pelo Congresso Nacional, visando atender a demanda do reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, que é de aproximadamente 27%. “Ainda não há nada definido, mas temos boas expectativas de mudança. Afinal, o cenário que tem se apresentado é de retomada de negociações com o governo”, disse.

Diálogo
O diretor administrativo do Adufg, professor Flávio Silva, reafirmou o compromisso da entidade sindical em manter diálogo permanente com a comunidade acadêmica. “Somos defensores da universidade pública, gratuita e de qualidade. Estaremos sempre prontos para dialogar em busca de soluções para as adversidades”, garantiu.

Pela UFJ, também participaram da reunião a vice-reitora, professora Giulena Rosa Leite, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Hanstter Hallison Alves Rezende.