Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/08/2023 - Atuação política e sindical

Adufg-Sindicato marca presença nas discussões do 16º Congresso Estadual da CUT Goiás

Mais de 200 delegados e delegas participam do evento, que definirá as principais bandeiras de luta da classe trabalhadora para os próximos anos

Adufg-Sindicato marca presença nas discussões do 16º Congresso Estadual da CUT Goiás

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) está presente no 16º Congresso Estadual da CUT Goiás (CECUT) Jornalista Maísa Lima. O evento ocorre neste sábado (12/08), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Mais de 200 delegados e delegadas, eleitos em assembleias de base dos sindicatos filiados, participam dos debates.

Diversas autoridades políticas e lideranças sindicais participaram da primeira etapa do evento. Entre elas, a presidenta da CUT-GO e deputada estadual, Bia de Lima, a deputada federal Adriana Accorsi, a secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e o deputado estadual Mauro Rubem.

Para o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, a participação da entidade no evento é fundamental para fortalecer a luta em defesa da categoria docente. “Como trabalhadores, precisamos nos unir em defesa dos nossos direitos. Somente dessa forma, teremos condições de vencer os desafios do futuro, uma vez que, mesmo diante de um governo democrático, ainda estamos diante de um Congresso Nacional que tem imposto dificuldades para nossas pautas de luta”, afirma.

O diretor administrativo da entidade, professor Flávio Silva, que também é secretário de Comunicação da CUT-GO, explica que as discussões do evento nortearão o plano de luta para os próximos anos. “Depois de seis anos sem sermos ouvidos pelos dois governos anteriores, temos, agora, a oportunidade de apresentar nossas pautas. Atuar de forma conjunta com as lutas da CUT fortalece a nossa luta em defesa pelos docentes e da classe trabalhadora como um todo”.

O fortalecimento da luta da classe trabalhadora também é defendido pela 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias. “Passamos por momentos difíceis nos últimos anos e, felizmente, temos conseguido superar alguns obstáculos. Muito ainda precisa ser construído e precisamos lutar cotidianamente para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos. Nosso sindicato se coloca à frente dessa trincheira”.

Segundo a diretora de Relações Interinstitucionais da entidade, professora Geovana Reis, a unificação de lutas fortalece a atuação dos sindicatos no enfrentamento de desafios. “Isso é sinônimo de amadurecimento do movimento sindical. Somente dessa forma, conseguiremos fazer com que nossas vozes sejam ouvidas e garantir melhores condições de trabalho para toda a classe trabalhadora”, diz.

Além dos debates, também está prevista a eleição da nova diretoria estadual da Central Única dos Trabalhadoras de Goiás. Pelo Adufg-Sindicato, também participam do evento o 2º vice-presidente, professor Luís Contim, a diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira, professora Maria José Pereira, os professores Marley Apolinário (IME-UFG), Humberto Clímaco (IME) e Cristiano Farias (FCT).