Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/12/2023 - Atuação política e sindical

Em ato unificado, diretoria do Adufg-Sindicato defende reajuste salarial para os servidores públicos federais

Governo ainda não apresentou proposta para o próximo ano

Em ato unificado, diretoria do Adufg-Sindicato defende reajuste salarial para os servidores públicos federais
A diretora de relações interinstitucionais, professora Geovana Reis, representou o Adufg-Sindicato na manifestação.

“É hora de pressionar o governo para que possamos ser atendidos nessa pauta tão importante”, afirmou a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, durante o ato unificado em defesa do reajuste salarial para os servidores públicos federais. A manifestação foi realizada nesta terça-feira (12/12), em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O ato foi organizado por meio de parceria entre Adufg-Sindicato, Sint-Ifesgo, UEE-GO, DCE-UFG  e APG. Na ocasião, foi defendida, entre outras questões, a ampliação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2024. “Somente assim, será possível contemplar as perda salariais que tivemos nos últimos anos”, explicou Geovana Reis.

Até o momento, o Governo Federal não apresentou qualquer proposta de reajuste para o próximo ano. A única informação é que há a reserva de R$ 1,5 bilhão para possíveis recomposições, mas o valor – caso seja confirmado -, não será suficiente para reajustar os salários de todos os servidores nem mesmo em 1%. “Considerando as previsões atuais de inflação, a categoria docente, por exemplo, deve chegar a janeiro de 2024 com 35% de defasagem. O governo tem nos ouvido, o que já é positivo, mas agora precisa atender o que temos pedido”, declarou.

Fernando Mota, coordenador do Sint-Ifesgo, também destacou a importância da mobilização. “O governo precisa atender nossa demanda. É algo legítimo e os servidores públicos merecem”, declarou. No ato, também foram cobradas melhores condições de trabalho e a provação do projeto de lei que prevê a criação da Política Nacional de Assistência (Pnaes).