Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/04/2022 - Notícias

Repórter Adufg: Em resposta ao Adufg-Sindicato, reitora da UFG esclarece sobre adicional de insalubridade

A UFG possui, atualmente, 1.504 servidores recebendo o adicional de insalubridade e outros 228 aguardando a emissão do laudo

Repórter Adufg:  Em resposta ao Adufg-Sindicato, reitora da UFG esclarece sobre adicional de insalubridade

A atual gestão do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) tem realizado um trabalho intenso em todas as universidades federais goianas para resolver os problemas relacionados ao adicional de insalubridade ou periculosidade para os docentes das instituições. Nesta edição do Repórter Adufg, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, falou sobre as iniciativas para resolver o problema.

A UFG possui, atualmente, 1.504 servidores recebendo o adicional de insalubridade e outros 228 aguardando a emissão do laudo. Diante das constantes reivindicações do Adufg-Sindicato, a reitora esclareceu que a instituição fez um termo de cessão temporária com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a contratação de um engenheiro de segurança do trabalho que atuará na emissão de laudos relacionados à insalubridade.

 “Quanto ao exercício da profissão em ambientes que expõem os servidores a algum risco, é necessário haver uma abordagem técnica, séria, realizada por um profissional devidamente capacitado. Por isso, a UFG dá um passo importante neste sentido com a chegada deste engenheiro de segurança do trabalho”, disse Angelita.  

O profissional mencionado pela reitora é Marcelo Amorim, titular da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFG. “Nós queremos uma melhor qualidade de vida no ambiente laboral. Estamos trabalhando nas equipes de promoção da saúde e de vigilância aos ambientes de trabalho, buscando melhorias. É importante deixar claro que o direito será dado ao servidor que fizer jus ao direito. Vamos trabalhar nessa linha, maximizando a saúde e a segurança dos servidores da UFG”, pontuou Amorim.

Confira, abaixo, o vídeo na íntegra: