Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/04/2022 - Notícias

Lawfare: Professor Osmar Pires analisa vitória de Lula na ONU sobre parcialidade de Moro

"A lei foi usada para fins de perseguição política", diz o docente

Lawfare: Professor Osmar Pires analisa vitória de Lula na ONU sobre parcialidade de Moro

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta quinta-feira (28/04) a conclusão do julgamento que aponta que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo a decisão, Lula também teve seus direitos políticos violados em 2018 após ter sido impedido de participar das eleições presidenciáveis naquele ano.

Em entrevista ao Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Osmar Pires, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH-UFG), analisou a decisão. “O ex-presidente Lula foi preso e sofreu uma série de violações nos seus direitos humanos por razão exclusivamente de perseguição política. Não tinha nada a ver com corrupção, como foi amplamente divulgado pela mídia opressiva e pelos seus adversários. A lei foi usada para fins de perseguição política. Isso se enquadrou em um fenômeno que ocorreu não só no Brasil, mas em outros países da América Latina, como: Argentina, Paraguai, Equador, entre outros”.

Osmar Pires foi um dos autores do livro “Lawfare em Debate”. A obra é resultado do trabalho de organização e editoração das exposições e discussões realizadas durante o painel sobre o Lawfare, promovido pelo Adufg, Proifes-Federação e Faculdade de Direito da UFG.

Inclusive, o “Lawfare” será tema de um debate que o Adufg-Sindicato promoverá em breve no auditório da nova sede. Além do professor Osmar Pires, a discussão receberá outros convidados para abordar a questão. Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre o evento. Continue acompanhando nossos canais de comunicação para mais detalhes.

Confira, abaixo, o vídeo na íntegra: