Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/06/2022 - Notícias

Professor da EECA critica projeto de liberação do João Leite para lazer

Edição do programa Repórter Adufg conversou com o docente José Granato de Araújo, que alertou para os riscos da abertura das reservas

Professor da EECA critica projeto de liberação do João Leite para lazer

O Governo de Goiás desistiu de liberar os lagos do João Leite e Altamiro de Moura Pacheco para atividades de lazer, entre Goiânia, Goianápolis, Nerópolis e Terezópolis de Goiás. Contudo, a proposta ainda preocupa especialistas, uma vez que ela pode voltar a pauta depois do período eleitoral. O reservatório do João Leite tem capacidade para gerar água para mais de 3 milhões de pessoas. Juntos, os dois parques ocupam uma área de quase 5 mil hectares e abrigam 28 nascentes e 39 cursos d’água que alimentam o reservatório e recarregam os nossos lençóis freáticos.

Nesta edição do Repórter Adufg, o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG), José Granato de Araújo, explica que a liberação dessas reservas para o lazer pode prejudicar a qualidade da água que é oferecida à população e até mesmo encarecer o serviço de saneamento, fora os riscos para o meio ambiente. “É irresponsabilidade permitir que as pessoas utilizem esses lagos, colocando barcos e jet skis numa água que depois vai ser consumida pela comunidade”, critica.