Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/06/2022 - Notícias

Adufg repudia medida da UFG que prevê reposição de aulas de professores afastados por Covid-19

A medida causa perplexidade, uma vez que classifica o afastamento por motivo de doença como se fosse por interesse particular dos docentes.

Adufg repudia medida da UFG que prevê reposição de aulas de professores afastados por Covid-19

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) manifesta seu total repúdio ao Ofício Circular nº 57/2022 da UFG, que estabelece reposição de aulas de professores que forem afastados em razão do coronavírus (Covid-19). A medida causa perplexidade, uma vez que classifica o afastamento por motivo de doença como se fosse por interesse particular dos docentes.

Para a diretoria do Adufg-Sindicato, a decisão da UFG não encontra qualquer respaldo na legislação, que, pelo contrário, assegura ao empregado o afastamento por motivo de doença. É inaceitável que os professores sejam penalizados por serem acometidos por problemas de saúde.

O ofício também determina que os estudantes que testarem positivo para a Covid-19 devem executar atividades domiciliares enquanto durar o afastamento. A UFG quer, ainda, que as atividades práticas sejam repostas presencialmente, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico. Nestes dois casos, o Adufg-Sindicato entende que as atividades devem ser consideradas como horas extras à carga horária dos professores.

Ciente de seu papel na defesa dos docentes e da comunidade acadêmica, a diretoria do Adufg-Sindicato vai solicitar que a Reitoria da Universidade Federal suspenda imediatamente o ofício por entender que é uma determinação que coloca a instituição ao lado daqueles que tanto têm atacado os trabalhadores e trabalhadoras, em especial, os que atuam nos serviço público e na educação.

O Adufg-Sindicato também realizará ações de fiscalização nas unidades acadêmicas e centro de aula para registrar, denunciar e tomar as medidas legais contra qualquer tipo de situação que desrespeite os direitos dos docentes. A diretoria da entidade pede, ainda, que ações que coloquem em risco a saúde a segurança dos professores e professoras sejam denunciadas ao departamento jurídico do sindicato.

Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás
Goiânia, 08 de junho de 2022