Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/06/2022 - Notícias

Adufg-Sindicato marca presença em ato público contra cortes na educação

Entidade tem se mobilizado contra os ataques vindos do Governo

Adufg-Sindicato marca presença em ato público contra cortes na educação

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participou, nesta quinta-feira (09/06), do ato público contra os novos cortes do governo de Jair Bolsonaro (PL) no orçamento do Ministério da Educação, que afeta as universidades, o ensino, a pesquisa e a ciência. A mobilização protestou, ainda, contra a PEC 206, que prevê a cobrança de mensalidades, e o projeto de lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil.

A concentração foi na Praça Universitária e seguiu pelas ruas até a Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia. “O Adufg-Sindicato tem se mobilizado contra os ataques vindos do Governo, defendendo firmemente uma educação pública, gratuita e de qualidade. Vamos às ruas. Essa luta é de todos nós!”, destaca o presidente da entidade, professor Flávio Alves da Silva.

Os atos foram convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e contaram com apoio de diversas entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e partidos políticos de oposição.

Novo corte

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) anunciou nesta quinta-feira que as universidades federais perderão R$ 220 milhões do orçamento discriminado.

"O MEC informou que metade dos 7,2% ainda bloqueados, o equivalente à 3,2% do orçamento discricionário, será remanejada para outros órgãos para pagamento de despesas obrigatórias, representando uma perda de mais de R$ 220 milhões em nossos orçamentos", informou a Andifes.

Em nota, o presidente da associação, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, afirmou que essa retirada aprofunda a crise nas instituições. (Com informações do jornal O Globo)