Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/07/2022 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato repudia demissão de professor do Colégio Visão

Diretoria do Adufg-Sindicato repudia demissão de professor do Colégio Visão

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) manifesta seu total repúdio ao Colégio Visão, por ter demitido o professor Osvaldo da Silva Neto. A demissão ocorreu após o educador ser vítima de uma publicação do youtuber Gustavo Gayer. Pré-candidato a deputado federal pela base de Jair Bolsonaro, Gayer fez ataques à honra e à imagem do educador e o acusou de “doutrinação do comunismo” por causa de uma questão cobrada na prova de Sociologia.

Para a diretoria do Adufg, além de ser injusta, a demissão do professor é um ataque contra todos os professores brasileiros. Afinal, ficou evidente que o youtuber distorceu a finalidade da questão que integrava a prova. Os ataques de Gustavo Gayer e a demissão causam preocupação aos professores, uma vez que a liberdade de ensinar, de aprender e o pluralismo de ideias são princípios constitucionais e foram claramente tolhidos.

Qualquer tipo de interferência no conteúdo ministrado em sala de aula é intolerável. Os ataques do pré-candidato bolsonarista e a demissão do professor perseguem todos os professores que não compartilham com os ideais políticos de uma instituição.

Por fim, a diretoria do Adufg-Sindicato defende que o Colégio Visão se retrate pela medida e recontrate o educador de forma imediata.
 

Goiânia, 1º de julho de 2022
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás