Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/08/2022 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato defende reserva de cotas para negros e vagas para professores de língua espanhola em concurso da Secretaria de Educação de Goiás

Diretoria do Adufg-Sindicato defende reserva de cotas para negros e vagas para professores de língua espanhola em concurso da Secretaria de Educação de Goiás

O Governo de Goiás lançou um concurso público para o preenchimento com mais de cinco mil vagas para professores do Ensino Médio da rede pública. No entanto, não há reserva de cotas para negros e negras, nem vagas para professores de língua espanhola. Para a diretoria do Adufg-Sindicato, o edital precisa ser retificado. "Cotas expressam a necessidade de reparação histórica contra as diferentes formas de violência social cometidas secularmente contra negras e negros do Brasil", diz parte do posicionamento da entidade.
 

Confira, abaixo, a íntegra do posicionamento da diretoria do Adufg-Sindicato sobre o assunto:

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), por meio desta nota, defende a reserva de cotas para negros e negras no concurso da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), que não consta no edital divulgado pelo Governo de Goiás.  A diretoria do Adufg-Sindicato também lamenta a ausência de vagas para professores de língua espanhola e pede a retificação do edital neste sentido.

Vale ressaltar que, em âmbito nacional, a Lei 12.990/2014 estabelece aos negros e negras a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal, nas autarquias, nas fundações públicas, nas empresas públicas e nas sociedades de economia mista controladas pela União. Neste sentido, a diretoria do Adufg-Sindicato aproveita para demonstrar sua insatisfação com o fato do Estado de Goiás não contar com leis que garantam, de fato, políticas afirmativas para a população negra. 

Cotas raciais em concursos públicos são uma política pública para a promoção da igualdade racial no País, ao mesmo tempo em que busca-se ampliar o acesso de pessoas pretas e pardas à melhores condições de emprego e renda. Neste sentido, para a diretoria do Adufg-Sindicato, a reserva de vagas representa um avanço histórico na luta do movimento negro. Trata-se de uma ação afirmativa que expressa a necessidade de reparação histórica contra as diferentes formas de violência social cometidas secularmente contra negras e negros do Brasil.

Além disso, as cotas representam não só o aumento da representação étnica, como também contribui para a construção de ambientes capazes de abarcar as muitas diferenças que existem no ambiente escolar. Sem a reserva de vagas, além de descumprir o que determina a Lei 12.990/2014, a Seduc-GO também impede um futuro pleno e democrático para o Estado.

Sobre a ausência de vagas para professores de língua espanhola, a diretoria do Adufg-Sindicato também entende que é prejudicial para a promoção de um sistema de educação multicultural capaz de oferecer uma formação cidadã plena. Afinal, o Espanhol é considerado língua oficial em diferentes organismos internacionais, além de ser a terceira língua mais usada nas comunicações e pesquisas na internet. Além disso, o Brasil faz fronteira com pelo menos sete países hispano-falantes. São países parceiros dos brasileiros em setores estratégicos, como turismo, hotelaria, importações e exportações.


Portanto, o Adufg-Sindicato reitera seu pedido para que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, faça as alterações necessárias no Edital 007. O certame oferece mais de cinco mil vagas para professoras e professores.
 

Goiânia, 27 de agosto de 2022.
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás