Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/10/2022 - Notícias

Adufg-Sindicato marca presença em ato em defesa da educação e contra os cortes orçamentários nas universidades

Adufg-Sindicato marca presença em ato em defesa da educação e contra os cortes orçamentários nas universidades

Milhares de professores e professoras, estudantes e servidores públicos lotaram as ruas de Goiânia na tarde desta terça-feira (18/10), em ato público em defesa da educação, dos serviços públicos e contra os cortes orçamentários nas universidades e institutos federais de ensino superior. Somente em Goiás, UFG, UFJ, UFCat, IFG e IFGoiano amargam R$ 18,4 milhões em prejuízo após os cortes realizados pelo Governo Federal.

Na ocasião, a diretora de Relações Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou a importância da manifestação. “Estamos aqui para lutar e reivindicar a recomposição orçamentária das nossas universidades. Nossas reivindicações permanecem e reacendem cotidianamente com as mobilizações”, declarou.

A diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira, professora Maria José Pereira de Oliveira Dias, por sua vez, destacou o momento delicado vivido pelas instituições de ensino. “Precisamos equiparar e recompor o orçamento que foi cortado nos últimos meses. As universidades enfrentam uma crise significativa, tanto no âmbito estrutural, quanto no quadro de docentes”, disse.

Pelo Adufg-Sindicato, também estiveram presentes a 1ª vice-presidenta, professora Luciene Dias; o diretor administrativo, professor Flávio Silva; e a diretora secretária. O ato foi organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania .