Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/10/2022 - Notícias

Observatório do Estado Social Brasileiro alerta sobre a proposta do governo de desvincular salário mínimo e aposentadoria da inflação

"Temos a obrigação de denunciar e lutar contra essa injustiça ao povo mais pobre e vulnerável”.

Observatório do Estado Social Brasileiro alerta sobre a proposta do governo de desvincular salário mínimo e aposentadoria da inflação

Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo estuda desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice de inflação do ano anterior. Diante das consequências que a medida poderia trazer a milhões de brasileiros, o Observatório do Estado Social Brasileiro fez um alerta sobre os impactos da proposta.

“Não se trata apenas da redução do salários de milhões de trabalhadores formais no momento de maior desemprego da nossa história recente. É preciso que todos entendam o impacto imediato dessa medida para os mais de 37 milhões de beneficiários mensais do INSS. A redução do valor dos benefícios será sentida pela população mais pobre, vulnerável e fragilizada”, ressalta o documento.

O projeto destaca, ainda, que a Previdência Social tem sido um dos principais vetores de redução das desigualdade sociais e da fome, já que os benefícios cedidos sustentam famílias inteiras e, ainda, alimentam o comércio local. “Uma verdadeira catástrofe se aproxima de todos nós. Temos a obrigação de denunciar e lutar contra essa injustiça ao povo mais pobre e vulnerável”.

O Observatório do Estado Social Brasileiro é uma iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). O projeto reúne informações e dados relevantes sobre as ações do Estado Social, como: índices de escolaridade da população, previdência, trabalho, programas sociais, saúde, regime fiscal, democracia e outros. Os dados subsidiam pesquisas e estudos, mas também podem ser acessados pela comunidade.

O material na íntegra pode ser acessado por aqui.