Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/11/2022 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato repudia fechamento de bibliotecas públicas em Goiânia

Prefeitura anunciou que 50 unidades deixarão de funcionar na capital

Diretoria do Adufg-Sindicato repudia fechamento de bibliotecas públicas em Goiânia

A diretoria do Adufg-Sindicato divulgou nesta sexta-feira (11/11), nota de repúdio contra a Prefeitura de Goiânia em razão do anúncio do fechamento de 50 bibliotecas municipais. No texto, a entidade explica, entre outras questões, que a medida afetará o processo de aprendizagem de milheres de estudantes da capital.

Confira, abaixo, a íntegra do posicionamento:

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) manifesta seu total repúdio à Prefeitura de Goiânia, que, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou o fechamento de pelo menos 50 bibliotecas municipais. A medida afetará negativamente o processo de aprendizagem e impedirá a prática da leitura, tão necessária a todos os cidadãos.

Causa estranheza a justificativa apresentada pela SME de que as bibliotecas serão fechadas para abrigar turmas com alunos de 4 a 5 anos. A diretoria do Adufg-Sindicato reconhece a necessidade da abertura de novas turmas, mas entende que isso deve ocorrer por meio da construção de novas escolas e CMEIs.

Importante lembrar que a Lei nº 12.244, aprovada em maio de 2010, estabeleceu prazo de dez anos para que todas as escolas implantassem bibliotecas em espaços físicos exclusivos. Portanto, a medida anunciada pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, além de causar prejuízos ao aprendizado de crianças e adolescentes, também viola a legislação.

A diretoria do Adufg-Sindicato ressalta que, além de fundamentais no processo de ensino, as bibliotecas públicas exercem papel fundamental na preservação da história brasileira, uma vez que guardam a literatura, a informação e a história de cada região a partir de livros físicos e de projetos internos para contar e recitar histórias. Portanto, garantir investimentos a favor das bibliotecas é fundamental para conservar esses espaços de cultura e união social. Neste sentido, a diretoria do Adufg-Sindicato convoca toda a comunidade acadêmica da UFG, bem como a sociedade goianiense, para que participem da luta contra esse grande retrocesso.
 

Goiânia, 11 de novembro de 2022

Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás