Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/12/2022 - Notícias

Camilo Santana é confirmado por Lula como ministro da Educação; veja perfil

Futuro ministro é ex-governador do Ceará e se elegeu senador pelo mesmo estado nas eleições de outubro de 2022

Camilo Santana é confirmado por Lula como ministro da Educação; veja perfil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou na manhã desta quinta-feira (22/12), o nome do ex-governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana (PT), como o seu futuro ministro da Educação. Santana foi eleito neste ano para seu primeiro mandato como senador pelo estado.

Um dos motivos que levaram Lula a escolher o ex-governador para o MEC foi o fato da política educacional cearenese ser referência para o País. De acordo com dados do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará, todos os 184 municípios do estado atingiram o nível desejável de alfabetização em 2019.

Camilo Santana, 54 anos, é filho do ex-deputado Eudoro Santana. É formado em Engenharia Agrônoma, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele iniciou a carreira como servidor público federal concursado. No início do governo do PT, em 2003, foi superintendente adjunto estadual do IBAMA e, posteriormente, no primeiro ano do governo Cid Gomes, secretário de Desenvolvimento Agrário do estado. Foi eleito deputado estadual em 2010 e, no segundo mandato de Cid Gomes, secretário de Cidades.

Em 2014, Camilo foi eleito governador do Ceará pela primeira vez. Quatro anos depois, foi reeleito para um segundo mandato. Crítico contumaz da gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia, chamou o presidente de “intolerante e desrespeitoso'', quando, logo após o resultado do primeiro turno, Bolsonaro associou o Nordeste ao analfabetismo por votarem em Lula.