Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/06/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato participa da audiência pública “Democratizando o Novo Ensino Médio”

Diretoria do Adufg-Sindicato participa da audiência pública “Democratizando o Novo Ensino Médio”

Na tarde desta segunda-feira (05/06), a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professora Geovana Reis, representou a entidade em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A audiência “Democratizando o Novo Ensino Médio” foi proposta pelas deputadas Bia de Lima (PT) e Adriana Accorsi (PT).

Na ocasião, foram debatidas as mudanças propostas para o novo formato do Ensino Médio e a maneira como tais alterações prejudicam os estudantes, principalmente da rede pública. A proposta traz um foco maior na preparação dos alunos para o mercado de trabalho em detrimento da formação superior. 

Em seu discurso, a professora Geovana Reis falou sobre os impactos negativos do Novo Ensino Médio para o sistema educacional brasileiro e sobre o perfil daqueles que defendem as mudanças. 

“Depois de ouvir o setor privado de forma organizada, falando em defesa do Novo Ensino Médio, a impressão que temos é que, ao defender esse modelo, o setor privado parece estar falando de uma realidade que não é a existente na grande parte das escolas do país, principalmente na rede pública” declarou. 

A diretora do Adufg deixou claro que o novo modelo, que começou a ser implantado em 2022, coloca em risco importantes conquistas de inclusão realizadas nos últimos anos, já que as políticas previstas agravam as desigualdades. “Em pouco tempo, o modelo pode impedir alunos oriundos de escolas públicas de acessarem as universidades públicas brasileiras. Para nós, a melhor solução, de fato, é a revogação do Novo Ensino Médio”, defendeu a professora.