Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/10/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato sedia reunião entre ministra da Igualdade Racial e representantes dos povos quilombolas de Goiás

Anielle Franco garantiu que reivindicações dos quilombolas serão levadas à Presidência da República

Adufg-Sindicato sedia reunião entre ministra da Igualdade Racial e representantes dos povos quilombolas de Goiás

O Adufg-Sindicato recebeu na tarde de terça-feira (17/10), uma reunião entre a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e representantes do movimento quilombola em Goiás. Na ocasião, foram apresentadas demandas de comunidades localizadas em diversas regiões do Estado. “A política é constituída por meio do olho no olho. Este momento é de escuta, de entender as necessidades de todos vocês e, assim, cobrar as devidas repostas”, afirmou a ministra.

A ministra também explicou que a pasta da Igualdade Racial tem passado por um importante processo de reestruturação. “Estamos buscando entender de onde podemos obter recursos e onde colocá-los”, declarou. Anielle reafirmou, ainda, o compromisso da pasta com a questão dos territórios quilombolas.

Diversas reivindicações foram apresentadas pelas lideranças quilombolas. Entre elas, a questão relacionada ao direito à terra. A necessidade de urgência no processo de oficialização e documentação dos territórios foi uma demanda apresentada de forma unânime pelos quilombolas.

A questão territorial também foi defendida pela coordenadora do Coletivo Pretas de Angola, Janira Sodré. “Precisamos de território como soberania popular, como participação e identidade”, resumiu.

O diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, representou a diretoria da entidade durante as discussões. O docente lembrou que os quilombolas têm sido vítimas de violência em diversos conflitos por terra. “É um problema que ainda persiste e, para solucioná-lo, é preciso que os quilombolas façam parte das decisões políticas do País”, defendeu. Flávio também ressaltou que têm esperança no atual governo para resolver os problemas enfrentados pelos quilombolas. “Hoje, temos um presidente que já afirmou que está preocupado com o combate às desigualdades. Isso nos dá um novo ânimo”, disse.

Também realizaram falas durante a abertura do encontro o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, e o secretário de políticas quilombolas do governo federal, Ronaldo dos Santos.  

Em ambas participações, os gestoresdestacaram a importância de acelerar os processos de titulação de terras quilombolas (o secretário traz o dado de que são cerca de 1,8 mil processos parados no Incra) e da luta em defesa das comunidades de terreiro, que sofrem perseguição religiosa cotidianamente.

Compareceram ao evento representantes de 20 povoados quilombolas e diversas lideranças políticas.  Caravanas dos quatro cantos do Estado estiveram na sede do sindicato em Goiânia: povos do Quilombo Moinho em Alto Paraíso, Quilombo Kalunga em Cavalcante, Teresina e Monte Alegre, Quilombo Ana Laura em Piracanjuba, Quilombo Córrego Inhambu em Cachoeira Dourada, entre muitos outros. Pela diretoria do Adufg-Sindicato, também estiveram presentes o presidente, professor Geci Silva, e a diretora secretária, professora Gláucia Carielo.