Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 20/11/2023 - Notícias
Sessão da Alego promove homenagem ao movimento negro e à luta antirracista
1ª vice-presidenta do Adug-Sindicato, professora Luciene Dias representou a entidade sindical durante a audiência

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na manhã de domingo (19/11), sessão especial sobre o tema. A audiência contou com homenagem a líderes do movimento negro e antirracista, além de uma sequência de apresentações culturais e discursos de diferentes representantes da sociedade civil organizada. O Adufg-Sindicato foi representado pela 1ª vice-presidenta da entidade, professora Luciene Dias.
A docente apresentou ao público indicadores sobre a atividade da população negra no Brasil. “Esse público corresponde a 56,1% da população brasileira, o que representa 54,5% das pessoas que estão trabalhando. Somos 53,9 milhões de pessoas negras trabalhando, mas isso, infelizmente, não é motivo para comemorar, porque é preciso destacar que 46,1% desse índice corresponde a pessoas negras trabalhando informalmente”, disse.
Luciene lembrou, ainda, de questões que envolvem especificamente as mulheres negras. “Somos 46,5% sem carteira assinada e, consequentemente, sem condições de contribuir com a Previdência Social. Isso sinaliza um futuro de pobreza. Trazer esses dados é importante porque devemos aproveitar os debates, sempre provocados no mês de novembro, para fomentar essa discussão.
O deputado estadual Mauro Rubem (PT), que propôs a sessão especial, enfatizou que o Dia da Consciência Negra – que é celebrado nesta segunda-feira (20) -, busca a junção de todos aqueles que combatem o racismo. “A população preta do Brasil é a que menos recebe. As mulheres, menos ainda. Não podemos mais conviver com essas práticas”, afirmou.
Com informações do portal de Notícias da Alego