Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/12/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato cobra solução para ataques de cães abandonados no Campus Samambaia

Diretoria do Adufg-Sindicato cobra solução para ataques de cães abandonados no Campus Samambaia

Os relatos de ataques de cães abandonados se tornaram frequentes no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em outubro, por exemplo, uma professora da Faculdade de Letras foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após ser mordida por um dos cães.

Na época, o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, esteve reunido com a reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, e pediu solução para a questão dos cães abandonados que acabam ficando no campus. Geci foi informado que seria elaborada uma resolução para enfrentar o problema.

Nesta quarta-feira (20/12), a reportagem do Adufg-Sindicato entrou em contato com a UFG para saber quais medidas foram adotadas. Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou que o assunto é complexo, uma vez que envolve assuntos relacionados aos direitos dos animais e que, em um primeiro momento, em 4 de outubro, foi enviado um informe a todas as unidades acadêmicas anunciando a criação da Comissão de Atenção aos Cães e Gatos.

Atualmente, segundo a Secom, o grupo trabalha em uma resolução que será apresentada à Reitoria de demais órgãos da gestão. “A comissão analisa diferentes aspectos dessa questão que desafia a comunidade universitária há anos, desde a segurança ambiental e de risco, aos aspectos psicossociais e às responsabilidades civis e criminais”, diz a nota.

No texto, a Secretaria de Comunicação da UFG também informou que, na última sexta-feira (15), foi realizado um encontro com uma organização não-governamental “com o intuito de discutir possibilidades de parcerias, visando, principalmente, o atendimento e o controle populacional de cães e gatos”. A diretoria do Adufg-Sindicato continuará acompanhando atentamente a questão.

Foto: Lab Notícias UFG