Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/05/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato: Sempre na luta pela garantia dos direitos da categoria

Adufg-Sindicato: Sempre na luta pela garantia dos direitos da categoria

Ao longo de sua história, o Adufg-Sindicato não poupou esforços na luta, garantia e reconhecimento dos direitos dos servidores públicos da educação de nível superior do estado de Goiás, tornando-se um dos pioneiros na área sindical, e um dos sindicatos de docentes mais bem estruturados do país, graças à defesa de ideais inerentes à valorização da categoria.

Na atual gestão, os desafios se mantiveram: a luta pela autonomia universitária, a criação de planos de carreira e a busca por investimentos infra estruturais foram alguns dos principais temas em debate nas assembleias, movimentos e reivindicações docentes, bem como em nossas lutas junto à comunidade civil.

Marcamos presenças nas unidades, procuramos democratizar nossas ações e a participação dos professores e professoras e ampliamos a missão, visão e valores defendidos pelo Adufg. Confira abaixo algumas das recentes atividades:

Luta pela inclusão

O Adufg-Sindicato não teve receios em se posicionar mediante questões sociais de interesse público, impedindo o avanço de retrocessos estruturais. Assim ocorreu com o lançamento do concurso público do Governo de Goiás, que excluiu a reserva de cotas para negros(as) e vagas para professores da língua espanhola em agosto de 2022.

Ao mesmo tempo, a entidade divulgou posicionamento contrário à aprovação de projeto de lei que pretendia proibir a educação sexual nas escolas do estado.

PodAdufg 

Como parte das atividades sindicais, lançamos em novembro o PodAdufg, podcast semanal que busca discutir temas de relevância para a comunidade acadêmica, em especial sindicalizados.

Logo, trouxemos assuntos como mudanças previdenciárias, desafios do movimento sindical, golpes cibernéticos e perspectivas do financiamento das IFES, dentre outros temas, sempre em busca de pautar conteúdos contemporâneos e fomentar o conhecimento dos espectadores.

Durante todo os meses de março, ao longo desta gestão, em alusão ao Mês da Mulher, preparamos programações especiais acerca do protagonismo feminino e suas formas de atuação nos diferentes ambientes ligados ao contexto acadêmico, contando sempre com a presença de profissionais conceituadas para enriquecerem o debate.

Debates previdenciários

A reestruturação das carreiras também esteve entre os assuntos essenciais pautados pelo sindicato e sempre manteve em pauta a reenquadramento dos/as professores/as aposentados/as. A Adufg-Sindicato não ficou parado, e esteve presente em manifestações, idas a Brasilia, audiências públicas e debates até mesmo em outros estados, a convite do Proifes Federação e de outros sindicatos. Participamos ativamente na luta junto com o Mosap na efetivação da EC 006/2024 e ainda na luta pelo apensamento da mesma à PEC 555/2006, pelo fim/escalonamento do pagamento da previdência pelos/as aposentados/as.

Em 2025, o circuito de debates “Carreira, Previdência e Funpresp”, liderado pelo atual presidente Geci Silva, percorreu as diversas unidades acadêmicas na UFG, na UFJ e na UFCAT, que contam com filiados ao Adufg-Sindicato, fazendo discussões sobre o tema e conscientizando os/as professores/as sobre as mudanças previdenciárias que reduziram a proteção estatal e impactaram diretamente nos direitos dos servidores do magistério federal, bem como a necessidade de acompanhar o andamento do Funpresp, lendo os relatórios e lutando junto com a Anapar para barrar possíveis interferências/alterações de legislação.

Representação nacional

A filiação junto ao Proifes-Federação permitiu a consolidação do Adufg-Sindicato, e fortaleceu sua representação em reivindicações nacionais. Em destaque mais recente, as demandas docentes durante o período de transição do governo Lula (2023-2026), o que deu início às discussões sobre reestruturação de carreira e reajuste salarial.

Entre elas, estavam a revogação do decreto 10.620/21, que transferiu para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a competência para concessão e manutenção das aposentadorias e pensões do INSS. A reunião ocorreu em janeiro de 2023 com o deputado federal Rubens Otoni (PT) e, no mês seguinte, com o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.

O congelamento dos investimentos em educação (EC 95), a portaria que atacou a autonomia dos institutos federais e que facilitou as demissões nas instituições de ensino (555/2022) também foram discutidas, desta vez com o então secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Júnior.

Recentemente, a conquista do reajuste salarial, após meses de articulação em Brasília pela aprovação da LOA, representou uma vitória às entidades sindicais.O reajuste de 9%, dentre outros pontos negociados, firmado ainda em 2024, reafirma o compromisso do Adufg-Sindicato em lutar pelo avanço da carreira docente, pautando assuntos de interesse da categoria e que permitam o avanço da magistério superior em Goiás.

Outras ações importantes foram a participação em audiência pública pela apensação da PEC 06/2024 à PEC - 55/2006, que mobilizou a busca por assinaturas em Brasília, e a presença no 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, promovido pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos, que lutou contra a cobrança previdenciária dos aposentados.

Adufg nas unidades

Concomitantemente, o projeto “Adufg nas unidades” descentralizou a atuação sindical da sede de Goiânia e expandiu o movimento também para as unidades do interior do estado que contam com campi das universidades: UFJ e UFCat.

A proposta atua no sentido de tornar a entidade sindical mais próxima aos colegas, professores e professoras sindicalizadas e atender as suas demandas dos professores e das unidades acadêmicas.

As visitas foram realizadas durante o mês de novembro, na Faculdade de Odontologia, Escola de Agronomia, Instituto de Informática, Instituto de Estudos Socioambientais da UFG e Campus de Goiás. A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e a Faculdade de Direito da UFG também receberam visita.

Entre os temas de interesse, procuramos esclarecer dúvidas sobre a recomposição salarial, na perspectiva do reajuste que ainda seria votado no Congresso, e sobre direitos previdenciários e gerações de aposentadoria. Os movimentos sociais e a participação sindical também estiveram em pauta.

"Tivemos a oportunidade de esclarecer e conversar com os professores da unidade sobre todo o processo de negociação e tirar muitas dúvidas sobre questões relacionadas à previdência. Esse é o nosso papel e continuaremos mantendo esse contato próximo com a categoria", enfatizou à época o presidente do Adufg-Sindicato, Geci Silva.

Além disso, outras ações pertinentes foram realizadas. Em junho de 2023, ocorreu a inauguração da nossa sede na Cidade de Goiás, que buscou ampliar a oferta de serviços aos docentes da UFG - Campus Goiás. Em Jataí, o Sabadart se tornou um projeto exitoso ao reunir docentes para momentos de confraternização e lazer. Em Catalão, por sua vez,  a realização de mesas redondas e rodas de conversa trataram de temas pertinentes aos filiados, como o câncer de mama.

Participação em eventos

A integração com a comunidade acadêmica - alunos, técnicos e professores não filiados - também faz parte dos valores defendidos pelo Adufg-Sindicato: na defesa pela pluralidade, diálogo e representatividade.

Nossa presença tem sido destacada durante o Conpeex, atuando durante o evento, como também contribuindo financeiramente para a sua execução. O Adufg-Sindicato tem essa participação ativa todos os anos, durante essa gestão.

O patrocínio à Feira Intercultural, por exemplo, nos convidou a ter um novo olhar sobre a valorização da cultura indígena e em respeito às diferenças. O evento foi realizado pelo Museu Antropológico da UFG no início de fevereiro e contou com exposições artísticas. Temos também mantido permanente apoio ao Centro Cultural da UFG, até com aportes de recursos para ajudar nas ações culturais ali desenvolvidas e continuamos como parceiros na mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”.  Além disso, o Adufg apoiou aproximadamente 330 eventos acadêmicos/ações/atividades na UFG, UFJ e UFCAT, proporcionando uma mostra para a sociedade das várias atividades exercidas pelos docentes.

No cenário nacional, representamos o Proifes-Federação na Conferência Nacional de Educação, que discutiu o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. Também estivemos presentes na 5 edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).