Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/05/2025 - Notícias

Sebastião Salgado, ícone da fotografia, morre aos 81 anos

Sebastião Salgado, ícone da fotografia, morre aos 81 anos

A diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos maiores ícones da arte fotográfica. Ele faleceu hoje aos 81 anos, em Paris, França, em decorrência de um distúrbio sanguíneo causado pela malária. Seu trabalho conjunto criou uma coleção de imagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade, ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.

Além de ter várias de suas séries publicadas em forma de livro, como “Terra” (1997) e “Serra Pelada” (1999), em 2014, o trabalho de Salgado foi assunto do elogiado documentário “O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders. Premiado no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Documentário, a obra explora como o meio ambiente e a humanidade são exploradas para maximizar o lucro para o mercado econômico global. O longa está disponível para streaming no Globoplay.

Neste momento a Diretoria do Adufg-Sindicato expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Sebastião Salgado. Que todos encontrem conforto e forças para enfrentar esta perda nacional irreparável.

Goiânia, 23 de maio de 2025

Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás