Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 28/05/2025 - Notícias
Adufg Sindicato manifesta nota de apoio contra aos ataques sofridos pela Ministra do Meio Ambiente Marina Silva

A Diretoria do Adufg-Sindicato manifesta total repúdio às agressões verbais e psicológicas sofridas pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Convidada a participar da Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira (27), a ministra sofreu ataques do presidente da comissão, Senador Marcos Rogério (PL), e do senador Plínio Valério, do PSDB. O debate era sobre a proteção ambiental na Amazônia.
Enquanto Marcos disse que Marina deveria "se por no seu lugar", Plínio afirmou que “respeitava a mulher, mas não a ministra”.
Os ataques reforçam o machismo estrutural refletido no parlamento brasileiro, que posicionam com frequência mulheres fortes à condições de subserviência, por meio da interrupção de suas vozes e tentativas de opressão constantes. Casos como o sofrido pela ministra infelizmente são comuns em um cenário composto majoritariamente por homens, conservadores e misóginos, que colocam os interesses pessoais à frente dos deveres enquanto representantes do povo.
É preciso refletir e debater acerca da garantia da ordem e do respeito em nossas casas legislativas que, afinal de contas, devem refletir as necessidades e interesses da população, e não a manutenção dos preconceitos perpetuados em nossa sociedade.
Goiânia, 28 de maio de 2025
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás