Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 04/07/2025 - Notícias
Chapa vencedora da consulta para a nova Reitoria da UFG participa do PodAdufg na próxima segunda-feira (07/07)

O PodAdufg recebe, na próxima segunda-feira (07/07), as professoras Sandramara Matias e Camila Caixeta, da Chapa 1 – UFG Atenta e Forte, a mais votada em consulta à comunidade acadêmica para a próxima gestão da Reitoria da Universidade Federal de Goiás. O episódio contará ainda com a participação da presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, e será transmitido ao vivo pelo canal do sindicato no YouTube, às 17 horas.
Ao longo do primeiro semestre de 2025, Sandramara e Camila percorreram os campus e unidades acadêmicas da UFG para dialogar com estudantes, docentes e técnicos, apresentar propostas e debater os desafios da Universidade.
Apesar da ampla participação e do resultado claro da consulta, a nomeação da nova Reitora da UFG depende da nomeação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A prerrogativa legal permite que ele escolha um dos nomes da lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni), da qual Sandramara Matias fará parte.
Sandramara Matias
Professora da Faculdade de Educação da UFG, Sandramara é doutora em Educação pela USP e atua na área desde os 17 anos. Seus temas de pesquisa incluem a formação docente e avaliação da aprendizagem. Entre 2006 e 2014, foi Pró-Reitora de Graduação, período em que as vagas no vestibular da UFG mais do que dobraram. Liderou a criação do UFGInclui, programa que tornou a Universidade referência nacional em inclusão social antes mesmo da Lei de Cotas. Implantou ainda o Núcleo de Acessibilidade e o Espaço das Profissões.
Conduziu a implantação do Campus Aparecida de Goiânia e acompanhou a criação dos cursos de Medicina em Jataí e Catalão. Foi também responsável pela criação da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Preconceito. Atuou como Vice-Reitora entre 2018 e 2022, período marcado por cortes orçamentários e ataques à ciência, e foi eleita Reitora em 2021, mas não nomeada. Atualmente, é Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e, mais uma vez, foi a mais votada para a Reitoria da UFG na consulta de 2025.
Camila Cardoso
Professora da Faculdade de Enfermagem (FEN) da UFG e doutora pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, Camila tem trajetória marcada pelo compromisso com a saúde coletiva e mental. Em 2013, cofundou o Núcleo Recuid (Refletir para Cuidar), que coordena atualmente.
Entre 2018 e 2022, foi Diretora de Atenção Estudantil na PRAE, onde idealizou programas como o Bolsa Canguru (voltado a mães estudantes) e o Acolhe UFG, além de fortalecer iniciativas como Bolsa Moradia, Alimentação e Apoio Pedagógico. Durante a pandemia, liderou ações emergenciais de acolhimento e apoio. Desde 2022, dirige a FEN/UFG, tendo consolidado a Sala de Vacinas, ampliado os laboratórios, fortalecido a iniciação científica e promovido a inclusão dos TAEs em projetos de pesquisa. Compôs, como candidata à Vice-Reitoria, a chapa mais votada pela comunidade universitária.
Geovana Reis
Doutora em Educação Brasileira pela UFG, professora associada da Faculdade de Educação e presidenta do Adufg-Sindicato, Geovana tem 21 anos de dedicação à Universidade. Já foi diretora do Centro de Seleção da UFG e participa de diversas instâncias de defesa da educação, como o Fórum Estadual de Educação, o Conselho Estadual da Mulher, o Fórum Nacional de Educação e o Conselho Diretor do Proifes-Federação. Sua trajetória é marcada pela luta constante pela valorização da carreira docente.