Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/08/2025 - Notícias

Conferência Livre de Políticas Públicas para Mulheres em Jataí mobiliza participação feminina e elege delegadas para etapa nacional

Conferência Livre de Políticas Públicas para Mulheres em Jataí mobiliza participação feminina e elege delegadas para etapa nacional

O Adufg-Sindicato e a Secretaria Municipal da Mulher de Jataí realizaram nesta quinta-feira (14/08), a Conferência Livre de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema “Os desafios das Mulheres no Sudoeste Goiano: Educação, violência e trabalho”. O evento, que ocorreu no Auditório da Secretaria de Saúde do município, proporcionou um espaço de escuta, acolhimento e construção coletiva de propostas voltadas à educação, ao combate à violência e à inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Na ocasião, a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, reafirmou o compromisso da entidade sindical em participar de discussões sobre educação, violência e inserção das mulheres no mercado de trabalho. “Com uma diretoria majoritariamente feminina, temos a responsabilidade de agir para fortalecer a igualdade, promover a segurança e ampliar oportunidades", afirmou.

Para a 2ª vice-presidenta, professora Luciana Elias, o encontro foi uma oportunidade de engajamento e troca de experiências. “Discutir esse tema é fundamental. Recebemos um grande número de participantes, tornando o evento um espaço valioso para a construção de propostas concretas”, disse.

A vice-prefeita e secretária municipal da Mulher de Jataí, Flaviane Scopel, chamou atenção para a necessidade de enfrentar questões urgentes, como a violência doméstica. “Debater esses assuntos é essencial para desenvolver estratégias capazes de mudar esse cenário. Em Jataí, os números ainda são preocupantes, e precisamos buscar alternativas efetivas”, declarou.

Para a professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Aline da Costa Luz, o evento foi uma oportunidade para articular ações em âmbito nacional. “Criamos um espaço para construir estratégias que beneficiem mulheres em diversas regiões. É um tema de extrema relevância”, comentou.

Segundo a coordenadora da Secretaria da Mulher de Jataí, Tássia Salmazi, a conferência teve grande impacto social. “Foi um momento fundamental para toda a sociedade. Discutimos formas de tornar o enfrentamento da violência mais efetivo, considerando que a desigualdade enfrentada pelas mulheres ainda é enorme”, afirmou.

Durante a conferência, foram eleitas duas delegadas que representarão Jataí na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres: Luciana Elias e Aline da Costa Luz.