Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/08/2025 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato discute possíveis parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente de Hidrolândia

Diretoria do Adufg-Sindicato discute possíveis parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente de Hidrolândia

O diretor financeiro do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, e a diretora secretária, professora Marilda Shuvartz, estiveram reunidos na última terça-feira (19/08) com o secretário municipal de Meio Ambiente de Hidrolândia, Carlos Eduardo Aguiar. Durante o encontro, foram discutidas possíveis parcerias voltadas à área ambiental. 

A Sede Campestre do Adufg-Sindicato fica localizada em Hidrolândia e abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Uma das pautas da reunião foi a apresentação do Plano de Manejo da unidade, aprovado em 2023 e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A RPPN é a primeira em Goiás a conquistar a aprovação desse tipo de documento, considerado fundamental para fortalecer a proteção dos recursos naturais e hídricos, além de fomentar pesquisas científicas.

O Plano de Manejo funciona como um zoneamento da área, estabelecendo diretrizes para o uso e a preservação da unidade de conservação ambiental. O documento foi elaborado com apoio de professores e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), que realizaram diversos estudos no território da Sede Campestre. A pesquisa revelou uma biodiversidade significativa, composta por 76 espécies arbóreas, 18 de mamíferos, 131 de aves, 16 de anfíbios e duas espécies de serpentes.

Criada em assembleia do Sindicato realizada em junho de 2017, a RPPN impede qualquer possibilidade de desmatamento da área, garantindo sua preservação no presente e no futuro. Desde então, a Sede Campestre se consolidou como patrimônio ambiental, histórico e cultural, transformando-se em um verdadeiro santuário da fauna e flora goianas.

O espaço, além de valor ambiental, também se abre à prática do ecoturismo e ao diálogo entre natureza e comunidade acadêmica. A criação da RPPN representa, ainda, um legado do Adufg-Sindicato para a sociedade.