Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/08/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato recebe novos aposentados e destaca defesa de direitos da categoria

Adufg-Sindicato recebe novos aposentados e destaca defesa de direitos da categoria

A Diretoria do Adufg-Sindicato promoveu, na manhã desta quinta-feira (29/08), um encontro especial com docentes recém-aposentados. Um dos principais objetivos foi apresentar as ações e atividades da entidade sindical, promovendo um espaço de integração e diálogo.

Na ocasião, a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou que as demandas dos aposentados estão entre as prioridades da atual gestão. “É fundamental que continuemos nossa atuação política e sindical em defesa dos direitos dos professores, incluindo os aposentados nas ações políticas. O sindicato continuará promovendo atividades de saúde, lazer e integração, garantindo espaços de convivência e participação ativa”, afirmou.

Segundo ela, a integração dos aposentados com os docentes da ativa é uma marca do sindicato que a atual gestão busca manter: “Além disso, temos o grupo Travessia, o cinema, que tem sido muito bem apresentado, o coral e várias outras atividades que integram aposentados e docentes da ativa. O Adufg tem essa marca de unir diferentes gerações de filiados, e queremos manter essa tradição”, disse.

Integrante do Conselho de Representantes, a professora aposentada da Faculdade de Educação da UFG, Ana Kratz, destacou o papel fundamental do Adufg na mobilização contra perdas de direitos. Ela explicou que a PEC 555/2006, que prevê a extinção da cobrança de 14,5% sobre o benefício que excede o teto da Previdência, corre risco de ser arquivada no final deste ano caso não seja pautada. Por isso, reforçou, é urgente garantir seu apensamento à PEC 6/2024, que estabelece a eliminação gradual dessa cobrança, considerando o tempo de contribuição e a idade dos servidores.

“A luta não é apenas federal, abrangendo também estados e municípios, o que torna a pauta ainda mais urgente. Temos um grupo de mobilização ativo e, junto com o MOSAP, estivemos presentes nos gabinetes dos deputados em Brasília, pressionando-os para conseguir as assinaturas necessárias”, afirmou Ana Kratz. Ela destacou ainda que Goiás teve um desempenho excepcional: dos 17 deputados federais, 15 já assinaram a proposta das 308 necessárias para a discussão. O número já foi alcançado, e a PEC deve ser encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do programa Conexão UFG para toda a vida, que tem como objetivo incluir professores sênior e técnicos-administrativos aposentados de 2024 nas atividades da universidade. O presidente da comissão, Juarez Ferraz, ressaltou que ainda há desafios administrativos a serem superados, como a atualização de uma base de dados segura e eficaz que alcance todo o público-alvo. Ele informou, ainda, que no dia 1º de outubro haverá uma reunião com a reitora Angelita de Lima para tratar do tema.

Ao final, a diretora secretária, Marilda Shuvartz, agradeceu a presença dos participantes e reiterou o compromisso da nova diretoria em incluir os aposentados na programação diária do sindicato. Na oportunidade, também foram apresentados os projetos Travessia e Coral Vozes, além das atividades desenvolvidas pelo Espaço Saúde. Os docentes aposentados tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar suas demandas e expectativas, reforçando o compromisso do sindicato em ouvi-los e integrá-los às atividades e decisões da entidade.