Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 22/09/2025 - Notícias
Em defesa da democracia, Adufg-Sindicato protesta contra PEC da Blindagem e anistia aos golpistas

O Adufg-Sindicato se uniu a milhares de pessoas em Goiânia, neste domingo (21/09), para protestar contra a PEC da Blindagem e contra a urgência na tramitação de um projeto de anistia aos golpistas. A mobilização, realizada na Praça Universitária, integrou uma jornada nacional de protestos que ocorreu em 33 cidades, incluindo as 27 capitais do País.
Aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana, a PEC da Blindagem tem sido duramente criticada por dificultar a abertura de processos criminais contra parlamentares. Já a possível anistia, ainda em análise na Câmara, também foi alvo de repúdio por poder beneficiar envolvidos na tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Durante o ato, o 1º vice-presidente do Adufg-Sindicato, professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior, ressaltou a importância da mobilização da categoria docente em defesa da democracia. “Não aceitaremos nenhum retrocesso que ameace o Estado de Direito e a soberania nacional. Estamos aqui gritando: sem anistia”, afirmou.
O diretor financeiro da entidade sindical, professor Flávio Silva, que também é presidente da CUT-GO e vice-presidente do Proifes-Federação, destacou a importância histórica das lutas sociais. “Os movimentos sindicais lutam desde a ditadura pela democratização do Brasil. Agora, novamente, é hora de fortalecer as ruas em defesa da democracia. Por meio de duas pautas, o Congresso busca salvar criminosos que atentaram contra o País. Precisamos resistir para que não haja retrocessos”, declarou.
Mobilização nacional
As manifestações por todo o País contaram com críticas diretas a parlamentares do Centrão e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontados como articuladores da proposta. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi um dos principais alvos dos protestos.