Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/09/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato discute demandas e ouve docentes do Campus da UFG na Cidade de Goiás

Adufg-Sindicato discute demandas e ouve docentes do Campus da UFG na Cidade de Goiás

Como parte de sua política de manter diálogo permanente com os docentes de todas as unidades acadêmicas das universidades federais localizadas em Goiás, a Diretoria do Adufg-Sindicato esteve presente, nesta quinta-feira (25), no Campus Goiás da UFG, para conversar com filiados sobre melhorias no trabalho docente, promover a escuta ativa e discutir propostas de avanços nas unidades acadêmicas.

Estiveram presentes a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, a diretora de Assuntos Interinstitucionais, professora Alessandra Gomes de Castro, o diretor financeiro, professor Flávio Silva, e a diretora secretária, professora Marilda Shuvartz. Entre os temas discutidos: melhores condições de trabalho dos docentes, bem como propostas de investimento na infraestrutura dos prédios.

Na ocasião, a presidenta do Adufg-Sindicato reafirmou o compromisso da atual diretoria em manter a escuta ativa dos docentes, acolhendo suas demandas e sugestões. “Conseguimos promover um diálogo muito colaborativo, um momento de escuta e de conversa com docentes, onde tratamos de pontos importantes e também ouvimos diversas sugestões sobre como o sindicato pode atuar na unidade. Vamos construir outros momentos de conversa para acolher todos os que não puderam comparecer e registrar todas as sugestões”, destacou Geovana Reis.

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Jader de Castro ressaltou a importância do sindicato ouvir pessoalmente a categoria e entender a realidade local, especialmente no contexto do processo de interiorização do campus. “É essencial termos essa parceria  e diálogo. Isso que esperamos para a formação da carreira docente, enquanto profissionais que constroem o processo de ensino, pesquisa e extensão na universidade”, afirmou.

O professor Cleuton Freitas, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA), avaliou como positiva a oportunidade de contribuir com sugestões para a gestão sindical. “Hoje foi uma experiência importante. Pudemos apresentar apontamentos sobre os direitos dos professores e também sobre situações de desigualdade observadas no campus. É fundamental que, enquanto coletivo de docentes, continuemos a exercer nossas reivindicações”, declarou.