Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 14/10/2025 - Notícias
Nota de pesar da Diretoria do Adufg-Sindicato pelo falecimento da ativista Beth Fernandes

A sociedade perdeu uma voz firme, um coração generoso e uma defensora incansável da dignidade humana. Beth Fernandes dedicou sua vida a lutar por respeito, igualdade e acolhimento. Psicóloga e ativista, foi referência na defesa dos direitos das pessoas transexuais, das mulheres e de toda a comunidade LGBTQIAPN+. Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado que inspira e transforma.
A Diretoria do Adufg-Sindicato manifesta profundo pesar pelo falecimento de Beth, ocorrido nesta quarta-feira (15/10). O velório e o sepultamento serão realizados nesta quinta-feira (16), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
Beth foi a primeira mulher trans a integrar a diretoria do Conselho Estadual da Mulher de Goiás. Também presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e teve papel fundamental na formulação de políticas públicas voltadas à população trans, pessoas vivendo com HIV e população em situação de rua.
Em 2001, fundou a primeira ONG trans do Centro-Oeste, o Fórum de Transexuais de Goiás. No ano seguinte, passou a fazer parte da Associação de Travestis e Transexuais do Estado de Goiás (Astral-GO). Coordenou a Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia e foi a primeira mulher trans a ocupar a presidência do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.
Neste momento de dor, a Diretoria do Adufg-Sindicato se solidariza com familiares, amigos e colegas, expressando respeito e reconhecimento à memória e dedicação de Beth Fernandes ao movimento LGBTQIAPN+ no Estado de Goiás e no Brasil.