Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/11/2025 - Notícias

Música, literatura e artes na última Quarta Cultural de 2025 do Adufg-Sindicato

Música, literatura e artes na última Quarta Cultural de 2025 do Adufg-Sindicato

O Adufg-Sindicato promove, na próxima quarta-feira (12/11), a última edição da Quarta Cultural em 2025, encerrando o calendário anual do projeto que tem se destacado por valorizar o cenário artístico, cultural e literário de Goiás. A programação começa às 18h30, no Foyer do Adufg, com uma breve apresentação das atividades e segue para o Auditório, onde o público poderá prestigiar a apresentação musical do Coral Renascer. A entrada é gratuita.

Com vernissage, lançamento literário e música ao vivo, a Quarta Cultural consolidou-se como uma das iniciativas mais bem-sucedidas do sindicato neste ano, reunindo expressões artísticas diversas que inspiram, provocam reflexão e fortalecem o vínculo entre os docentes e a cultura goiana.

Apresentação musical – Coral Renascer

Com 15 anos de trajetória, o Coral Renascer nasceu em Aparecida de Goiânia como uma atividade voltada à promoção da saúde física e mental de moradoras do setor Vila Brasília. O grupo, formado atualmente por 15 integrantes fixas e outras 40 participantes em grandes apresentações, interpreta cantigas de roda e canções do sertanejo raiz, preservando tradições da música popular goiana.

Desde 2020, o coral é regido pelo professor e artista plástico Wendell Vasconcelos e mantém viva uma história de mais de 50 anos dedicada à arte e ao bem-estar coletivo.

Lançamento literário – Suspiros Póstumos de um Poeta Desgarrado
A escritora Dani Brito apresenta sua primeira obra de poesias voltada ao público adulto: Suspiros Póstumos de um Poeta Desgarrado. O livro reflete sobre a efemeridade da existência e os sentimentos humanos em sua forma mais crua.

“Transitar entre a literatura infantil e a poesia voltada ao público jovem e adulto é algo muito natural, pois o que é a poesia se não um olhar desnudo de tabus e impossibilidades. Esta é uma obra visceral, que mergulha nas profundezas da alma humana entre o primeiro inspirar e o derradeiro sussurro”, afirma a autora.

Premiado internacionalmente no X Festival de Lisboa, em setembro, o título marca mais uma conquista na carreira da escritora, que já publicou 30 livros, a maioria voltada ao público infantil. Entre os principais reconhecimentos, estão a inclusão de suas obras no acervo do Instituto Ayrton Senna e o ingresso na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), onde ocupa a cadeira nº 3.

Exposição coletiva – A Arte Ainda Pulsa
Entre os dias 10 de novembro e 19 de dezembro, o Foyer do Adufg recebe a exposição coletiva A Arte Ainda Pulsa, que homenageia a trajetória de 25 artistas e arte-educadores formados em 1995 no então Instituto de Artes da UFG.

A mostra reúne obras de Adriana Antunes, Alessandra Teles, Dani de Brito, Demirane, Dôra Santoth, Guadalupe Castro, Kim, Regina Célia, Regina Garcia e Wendell Vasconcelos, artistas com carreiras consolidadas e participações em exposições nacionais e internacionais, em países como Argentina e Suíça.

O grupo compartilha o compromisso com a arte como expressão de resistência, persistência e transformação social, integrando diferentes linguagens como pintura, fotografia, música e educação.

Artistas participantes
- Adriana Antunes – Artista visual e fotógrafa formada pela UFG, com prêmios em salões e exposições nacionais. Atualmente, dedica-se à pintura em tela e à aquarela.
- Alessandra Teles – Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, tem obras inspiradas nos povos indígenas do Centro-Oeste e já expôs em diversos países.
- Carlos Henrique (Kim) – Arte-educador e artista plástico com atuação em escolas e centros culturais; participou de mostras coletivas e individuais em Goiás.
- Daniela de Brito (Dani de Brito) – Escritora e arte-educadora premiada nacional e internacionalmente; possui 36 títulos publicados e atua em projetos culturais e educacionais.
- Demirane – Artista visual e designer de interiores, com obras exibidas no Brasil, Estados Unidos e Austrália, além de premiações em salões de arte.
- Dôra Santoth – Arteterapeuta, performer e artista plástica com exposições no Brasil e exterior; atua na Secretaria Municipal de Saúde Mental de Goiânia.
- Guadalupe Castro – Arte-educadora e artista plástica com passagens por escolas públicas e privadas, e exposições individuais e coletivas.
- Regina Célia de Souza Lopes – Professora da SEDUC-GO e do Ciranda da Arte, com experiência na formação docente e produção de materiais pedagógicos.
- Regina Garcia – Arte-educadora com trajetória em Uberlândia e Goiânia, atualmente dedicada ao trabalho em ateliê particular.
- Wendell Vasconcelos – Professor, músico e artista plástico; atua como regente do Coral Renascer e produtor cultural da União Goiana de Dança.